Educação

UCS Bento amplia oferta de cursos ligados à área de tecnologia

São ofertados Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação
08/02/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Paula Larentis- Divulgação UCS

     A UCS Bento Gonçalves tem acelerado, na mesma velocidade das mais modernas tecnologias, a implantação de cursos voltados a essa área do conhecimento. As recentes chegadas das graduações de Engenharia de Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, em 2023, e as implantações de três novos cursos neste ano não apenas aumentam a oferta de conhecimento na instituição como reafirmam o compromisso da universidade com o desenvolvimento regional.

     Neste ano, o campus da UCS no município passa a ofertar os cursos de Engenharia de Software, Engenharia de Controle e Automação, contribuindo para a formação de profissionais dedicados a fomentar a inovação e a competitividade nos negócios. No segundo semestre, está prevista a oferta do curso de Gestão da Produção Industrial. “O crescimento das indústrias e serviços, aliado à globalização do mercado, tem gerado uma necessidade cada vez maior de especialistas na área de tecnologia. Diante desse contexto, a UCS está investindo em novos cursos, visando não apenas suprir as demandas regionais, mas também impulsionar o desenvolvimento através da inovação e da tecnologia”, analisa o professor André Gustavo Adami, coordenador da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias da UCS.

     Esse olhar da universidade, estratégico, combate uma carência observada na área de Tecnologia da Informação, ao mesmo tempo que prepara pessoas para as profissões do futuro. Segundo Adami, uma pesquisa realizada em 2023 pelo hub de inovação BrazilLab apontou que o Brasil terá um déficit de 300 mil profissionais na área neste ano. Isso significa imensos prejuízos. “Esta escassez não apenas limita o progresso das cidades, impactando setores essenciais, mas também restringe o potencial de desenvolvimento em todos os aspectos da economia”, observa Adami. 

     A trajetória dos cursos do campo de tecnologia começou na UCS Bento em 1995, com a criação do curso de Tecnólogo em Processamento de Dados. “São quase 30 anos de formação de cursos em TI, trajetória essa dedicada à excelência acadêmica e de forte contribuição para o desenvolvimento e aprimoramento de indivíduos em suas respectivas áreas de atuação”, diz Adami. 



MAIS NOTÍCIAS