Geral

Feira do Livro deixa Carlos Barbosa de “Boca Aberta”

Nunca antes na história da cidade evento teve qualquer polêmica envolvendo escolha do patrono
26/02/2024 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso - Foto: divulgação

     Na última semana, a prefeitura de Carlos Barbosa através da Fundação Cultura e Arte – PROARTE comunicou que a 32ª Feira do Livro de Carlos Barbosa não terá mais patrono. Até então, Ivanir “Boca” Migotto, havia sido confirmado o homenageado do evento. No entanto, críticas e ofensas à escolha do nome do escritor nas redes sociais, motivaram Migotto a emitir comunicado oficial, informando sobre a desistência de ser o patrono da 32ª Feira do Livro de 2024.

     De acordo com o escritor, a situação começou a tomar outros rumos após a divulgação do seu nome para compor o evento. Em uma “Carta aberta”, “Boca” explicou os motivos da recusa. “Infelizmente, a divulgação do meu nome parece ter causado uma onda de protestos de ódio e rancor entre os bolsonaristas e/ou radicais de direita que não aceitam meu posicionamento ideológico. “Petista” e “comunista”, é este o meu crime, sendo que nunca ao menos me filiei ao PT e, ainda hoje, mal folheei o Manifesto de Marx”, disse.

     Dezenas de comentários foram escritos nas redes da prefeitura que chegou a bloquear as manifestações. Em veículos de imprensa, os comentários contrários a escolha também foram muitos, criando uma situação jamais vista na história de Carlos Barbosa.  

     Devido a repercussão negativa, a ProArte emitiu nota lamentando na última quinta-feira (22). “A Proarte lamenta, mas compreende a decisão, reiterando a relevância do artista para a cultura barbosense, comunicando que o referido evento, marcado para novembro, excepcionalmente não contará com um patrono”. A 32ª Feira do Livro “sem patrono” está marcada para o período de 4 a 9 de novembro, no Centro Cultural Mãe de Deus (Salão Paroquial). 




MAIS NOTÍCIAS