Geral

Secretaria de Agricultura orienta sobre escolhas dos pescados

Ação destaca cuidados que a população deve ter na compra do alimento
22/03/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Prefeitura de Garibaldi

     Na próxima semana, é comemorada a Semana Santa, que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos e termina no domingo de Páscoa. Com os festejos, o consumo de pescados cresce na cidade. Dessa forma, a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Garibaldi, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), destaca cuidados que a população deve ter na compra do alimento.

     Conforme a coordenadora do SIM, a médica veterinária Camile Milan, o consumidor deve averiguar a procedência dos pescados e sempre comprar o produto em estabelecimentos licenciados por órgãos sanitários. “Todo alimento de origem animal que é industrializado, obrigatoriamente necessita de registro. Preste atenção nos rótulos dos congelados, o nome do produto, informações de origem, selo da inspeção, lote, validade e temperatura de conservação”, destaca Camile.

     A temperatura dos alimentos é outro tópico que precisa de atenção. “Produtos frescos e resfriados devem ficar entre -2°C e 2°C. Já para os congelados, devem estar no mínimo a -18°C. Cuide ao comprar pescados congelados. A presença de gelo dentro da embalagem indica que o produto foi descongelado e congelado novamente, o que prejudica a qualidade”, ressalta a médica veterinária.
Como o pescado se deteriora mais rapidamente que outras carnes, ele deve ser armazenado adequadamente em casa, na geladeira ou em freezer e ser consumido o mais breve possível.

Características do peixe fresco:
- Ausência de manchas, perfurações ou cortes;
- Escamas firmes e resistentes, translúcidas e brilhantes;
- Pele úmida, firme e bem aderida;
- Olhos brilhantes e salientes;
- Brânquias rosadas ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes;
- Odor suave e cor característica de cada espécie.



MAIS NOTÍCIAS