Tempo

Rio Taquari passa dos 30 metros e atinge o maior nível da história

Cidades como Muçum, Roca Sales, Estrela e Lajeado voltaram a ficar debaixo de água
02/05/2024
Portal Adesso - Foto: Foto: Felipe Neitzke/Grupo A Hora

     A enchente no Rio Taquari alcançou marca histórica na noite desta quarta-feira (01). Em Estrela, a leitura das 21h, na medição manual feita pelo governo municipal, apontava para 30,20 metros. Em Lajeado, às 21h30, a leitura manual feita pelo município marcou 30,15 metros. Essa se torna a maior enchente da história do Vale do Taquari, ultrapassando os 29,94 metros de 1941. Em 1h, a água subiu 40 cm em Estrela, e em Lajeado, 60 cm.

     A prefeitura de Lajeado alertou que o rio deve alcançar cotas de 31 ou 32 metros. "Por prevenção a orientação é que moradores até a cota 33 busquem um local seguro imediatamente", disse o governo municipal. As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o começo da semana provocam o maior desastre climático da história do Estado, projetou o governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (1). Leite afirmou que os estragos da crise atual vão superar o impacto das enchentes de setembro do ano passado, que provocaram 54 mortes e devastaram municípios da região dos Vales.

     Em coletiva de Imprensa, o governador anunciou a suspensão das aulas em toda a rede estadual e alertou que há risco de rompimento de barragem da Usina Hidrelétrica 14 de julho, da Ceran, que fica entre Cotiporã e Bento Gonçalves. Podem ser atingidos pelo eventual rompimento os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Lajeado e Arroio do Meio.


MAIS NOTÍCIAS