Mortalidade no mês de Maio em Garibaldi é 116% maior que em 2023
Em meio a toda catástrofe vivida no Estado do Rio Grande do Sul devido às cheias, o município de Garibaldi no mês de maio de 2024 registrou um aumento considerável no número de óbitos. Em apenas 31 dias, a cidade registrou 26 mortes, uma média de quase uma pessoa por dia. Comparado ao ano passado, é um aumento de 116 %, pois em maio de 2023, a cidade havia registrado 12 mortes.
O levantamento foi feito pela equipe do PORTAL ADESSO com base na divulgação dos óbitos nas funerárias existentes na cidade. A média de mortes nos últimos sete dias do mês também registrou aumento, e se aproxima com o período mais mortal após a pandemia de covid-19.
Ainda conforme apurado, a maioria das mortes são de pessoas com mais de 65 anos, e as causas foram de doenças, tendo o câncer como o principal delas. Uma explicação para a quantidade de mortes está relacionada com as condições climáticas. Em 2015, estudo feito pela revista inglesa The Lancet concluiu que o frio matava 14 vezes mais que o calor com base em 74 milhões de óbitos registrados em 13 países.
Além disso, a tragédia da enchente no Estado também pode ter contribuído para aumentar este risco. A maioria das mortes registradas foi de causas naturais.