Tempo

Domingo será de chuva forte e alagamentos no Rio Grande do Sul

Previsão indica que na Serra, os volumes poderão chegar a 200 milímetros de chuva
15/06/2024
Portal Adesso

     Frente semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul traz muitas nuvens e chuva durante este domingo. A chuva será forte em diversos pontos com pancadas localmente intensas, especialmente do Centro para o Norte gaúcho. Há risco de alagamentos e transbordamento de arroios. Chove na maioria das áreas do Estado durante o dia e em alguns pontos com trovoadas. Devido ao quadro de instabilidade, a temperatura pouco varia no decorrer do dia com elevada umidade.

     Na segunda-feira (17), com a frente fria semi-estacionária atuando na faixa Norte do Estado, as chuvas ainda tendem a seguir intensas. Os acumulados devem ficar em torno dos 60 aos 125 mm/dia no Noroeste, Centro-Norte, Serra gaúcha e áreas próximas à Santa Catarina, passando pontualmente dos 150 mm/dia nas regiões Noroeste, Norte e parte da Serra. Os ventos seguem atuando na metade Sul do Estado, com velocidades de até 45 km/h.

     Na terça-feira (18), as instabilidades tendem a seguir atuando sobre as regiões as Missões, Noroeste, Centro-Norte e Nordeste, com acumulados entre 60 e 90 mm/dia, com risco de ser mais elevado e passar pontualmente dos 100 mm/dia no Noroeste, Norte, Vales, Serra e Litoral Norte. A tendência é que, na quarta-feira (19), as instabilidades e chuvas voltem a se intensificar sobre grande parte do Rio Grande do Sul.

     A Defesa Civil do RS já está articulando junto às prefeituras a adoção de medidas preventivas, especialmente em locais com pequenos rios, córregos e sistemas de escoamento que demandem manutenção e limpeza em razão dos eventos meteorológicos anteriores, permitindo a adequada vazão e escoamento dos eventuais volumes de chuvas que possam ocorrer.

     Também pode ocorrer lenta elevação de rios principais, além de alagamentos pontuais. Também está orientando os municípios a verificarem as áreas de risco propensas a movimentos de massa, para que as medidas preventivas dos Planos de Contingência municipais possam ser adotadas oportunamente.






MAIS NOTÍCIAS