Laudo aponta que Estrada Salto Ventoso deve permanecer bloqueada
A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente de Farroupilha informa que um laudo técnico realizado pelos profissionais da pasta nesta segunda-feira (17), aponta a necessidade de manter o bloqueio total da estrada, em Linha Sete de Setembro. Conforme o relatório, “aconteceram novos escorregamentos que acabaram por se depositar no leito da estrada, o que demonstra a instabilidade do talude”. Ainda “visualizou-se que após as chuvas houve um incremento considerável no volume de água escoado em vários pontos do corpo do talude”.
Com relação as edificações e casa próximas, onde algumas chegaram a ser atingidas, ocasionando a retirada de moradores, o laudo diz que “não houve variação no degrau de abatimento, em relação à vistoria anterior, à montante das residências. Também não houve variação no degrau de abatimento observado no galpão. Porém, é necessário constatar que movimentações podem ocorrer de forma vagarosa, uma vez que o solo ainda se encontra saturado”.
Com isso, os técnicos apontaram um alto risco de novas movimentações de massa, sugerindo a continuidade do bloqueio total da estrada e a retirada de todas as edificações que se encontram na área de risco, assim como a realização do monitoramento constante do local.
Uma nova vistoria deve ocorrer nos próximos dias.