Corsan está destruindo a pavimentação em diversas ruas de Garibaldi
Segue em Garibaldi a novela do péssimo serviço prestado pela Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, privatizada em 2022 pelo Governo do Estado. Para variar, nesta sexta-feira (31), pelo menos seis bairros estão com problemas no abastecimento: Centro, Chácaras, Ferroviário, Bella Vista, São Francisco e Juventude enfrentam a falta de água.
Além disso, a companhia tem deixado a pavimentação na cidade de Garibaldi um verdadeiro caos, espalhando buracos em diversas ruas e não realizando o fechamento, colocando em perigo motoristas e pedestres que circulam por estas vias. A equipe do PORTAL ADESSO visitou alguns dos locais e conversou com moradores que se queixaram muito da demora da CORSAN em reparar o estrago causado. "Nós entendemos que eles precisam abrir o buraco para reparar a tubulação, agora, não precisa deixar este buraco aberto, 15, 20 dias. Pior ainda, é ver asfalto novo sendo destruído pela Corsan e não reparado", disse Antônio Celestino morador da rua Buarque de Macedo.
Um exemplo da falta de organização da CORSAN está na rua Nossa Senhora do Carmo no Bairro Alfândega, onde um grande buraco foi aberto a mais de 15 dias. Para fechar o buraco na pavimentação eles colocaram apenas terra, sendo que com o peso dos veículos que passam por ali, a terra afundou e muitos motoristas só enxergam que existe um buraco quando estão próximos, forçando a freadas bruscas. No local do buraco aberto, deveriam ter repavimentado no dia posterior ao conserto.
Já na rua Buarque de Macedo, no trevo próximo a Jacob Ely, a Corsan vive no local quebrando a pavimentação e infelizmente não resolve o problema da tubulação. Quem for até a rua verá que existem vários remendos no asfalto, demostrando que é preciso investir em uma nova rede para evitar estes problemas, não fazendo trabalhos "pingadinhos".
Ali na Buarque de Macedo também um enorme buraco foi aberto e faz dias que não é pavimentado, colocando em risco os motoristas e pedestres que por ali circulam.
Contraponto
Procuramos a Prefeitura Municipal de Garibaldi para saber sobre a responsabilidade do fechamento dos buracos abertos pela CORSAN e da repavimentação. Fomos informados que é de responsabilidade da CORSAN o fechamento destes buracos e por muitas vezes a prefeitura tem cobrado para que a empresa não deixe tanto tempo sem o reparo. Porém, a Prefeitura não informou se já notificou a companhia.
Já a CORSAN, tentamos contato ainda nesta quinta-feira (30) para que a empresa se manifestasse e até o momento não obtivemos retorno. A Assessoria de Imprensa ficou de verificar o assunto e retornar, mas até o fechamento desta matéria, nada foi nos enviado. Assim que obtivermos qualquer retorno, atualizaremos a publicação.