Educação

Alunos vão às aulas na rede estadual e pais criticam falta de informação

Estado recorreu da decisão do TJRS, afirmando que nova data para início será divulgada ainda hoje
10/02/2025
Portal Adesso

     A suspensão do início das aulas na rede estadual de ensino não impediu que alunos e pais comparecessem aos colégios na manhã desta segunda-feira (10), alegando não terem sido informados da medida, determinada pela Justiça no último domingo, em razão da previsão de calor extremo no início desta semana, e da qual a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) recorreu no mesmo dia. A Prefeitura de Garibaldi divulgou comunicado ontem falando sobre o retorno às aulas na Rede Estadual e afirmava que as escolas não estariam funcionando.

     A suspensão foi determinada na tarde de domingo pela Desembargadora Lúcia de Fátima Cerveira, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), no plantão jurisdicional, valendo para todas as 2.320 escolas estaduais, atendendo a pedido em agravo de instrumento do Cpers Sindicato, que argumentou que previsões meteorológicas preveem dias de calor extremo sobre o Estado, com temperaturas acima dos 40ºC, com picos nesta segunda e terça-feira.

     A entidade apontou que a grande maioria das escolas estaduais não são equipadas com ar-condicionado e, quando possuem, enfrentam problemas com a rede elétrica para sustentar o uso dos aparelhos. No Julinho, há somente ventiladores, por exemplo, porém, segundo a diretora, eles não são suficientes.



MAIS NOTÍCIAS