Safra da Uva deste ano deverá ser de 750 milhões de quilos
Quantidade acima da esperada, sabores e aromas mais intensos e concentração de açúcar mais elevada caracterizam a safra da uva 2024/2025, que vai superar as expectativas das entidades e dos produtores da fruta na Serra. No início da vindima, em dezembro, a projeção do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Uva e Vinho era de que 700 milhões de quilos fossem colhidos. Agora, o Consevitis-RS já projeta que serão 750 milhões de quilos no Estado, com predominância na Serra, responsável por 80% da produção gaúcha. Como no ano passado a safra foi de 541,52 milhões de quilos, o aumento será de 38,5%.
Já a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) prevê que a produção alcance 860 milhões de quilos. O cálculo engloba toda a fruta com propósito comercial. Para transformação industrial são cerca de 745 milhões de quilos, estimativa que se equivale à do Consevitis-RS. Para transformação doméstica, que corresponde à produção de geleias e doces, por exemplo, são 15 milhões de quilos. Para consumo in natura, a Emater prevê 100 milhões de quilos.
A expectativa de frutos de qualidade vinha desde antes do início da colheita. Isso porque o clima colaborou com o período de plantio, brotação e maturação das uvas. Mesmo com a enchente de maio de 2024, que prejudicou outros tipos de culturas, a uva não sofreu com o impacto da chuva. O aumento da produção nesta safra pode ser cerca de 200 mil quilos a mis que em 2024.