Saúde

Profissionais do SAMU de Bento participam de operação aeromédico

Ação foi realizada em conjunto com equipe do Samu Serra e PRF
15/02/2024 Em Bento Gonçalves
Portal Adesso- Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

     Com o propósito de aprimorar ainda mais o atendimento da população, na última segunda-feira (12), parte da equipe do Samu de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, participaram, em conjunto, de uma operação de transporte aeromédico. O sistema está sendo implantado numa parceria do SAMU Serra com Polícia Rodoviária Federal (PRF), e Corpo de Bombeiros Militar (CBM), e conta com a colaboração da equipe de Bento.

     A equipe de Bento contou com a participação do Coordenador médico do Samu do município, Thyago Coser, e do enfermeiro Gian Tamara Corrêa. Na ação a equipe foi buscar uma paciente SUS, que estava em Pelotas e necessitava de um deslocamento com urgência para o Hospital Geral. O coordenador médico explicou sobre como funcionou o transporte da paciente.

     “Nós fomos por terra até a base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Porto Alegre, e de lá de helicóptero até Pelotas, onde seguimos viagem com a paciente até Caxias, num deslocamento que teve duração de 23 minutos. Havia uma equipe terrestre nos esperando para levar a paciente em conjunto para o Hospital Geral”.

     A expertise em atendimentos dessa natureza foi adquirida através de um curso que o Samu de Bento fez em São Paulo no final do último ano. Na ocasião foi realizado um curso na capital paulista sobre os procedimentos adequados de resgate para pacientes via aéreo. “A ideia é fazer cada vez mais essas missões, encurtando o tempo de deslocamento, ganhando agilidade e tempo. A ideia, é também de se fazer o resgate de pacientes que precisam de atendimento e correm risco de morte após sofrerem algum tipo de acidente. O helicóptero agiliza bastante o processo, levando a equipe e UTI até a cena de forma ágil”.

     A coordenadora de enfermagem do Samu, Melissa Bonato, destaca que “quando falamos de atendimento de urgência e emergência, temos que ter em mente que tempo é vida. Minutos podem fazer a diferença entre a vida e a morte. Reduzir o tempo de um transporte ou de um atendimento também significa reduzir sequelas para a vítima. As equipes do SAMU de Bento Gonçalves, juntamente com órgãos de segurança pública, estão engajadas para alinhar mais este importantíssimo recurso que traz consigo ainda mais qualidade para um serviço que já é de excelência”.


MAIS NOTÍCIAS