Geral

Loja Maçônica de Carlos Barbosa completa 20 anos de atividades

Nome da loja é uma homenagem ao médico Helmo Sebastão Diello
24/03/2025 Em Carlos Barbosa
Portal Adesso
Anterior Próximo

     Na último sábado (22), um jantar de confraternização foi realizado para celebrar as duas décadas de atividades da Loja Maçônica Helmo Sebastião Diello, n° 454 de Carlos Barbosa, a primeira Loja Maçonica do município. O evento ocorreu no Dall'Onder Ski Garibaldi e contou com a presença de maçons de toda a região e representantes de lojas de todo o Estado. 

     Na oportunidade, foram homenageados os maçons que fundaram a loja em 10 de fevereiro de 2005 e também aqueles que estão a 5, 10, 15, 20 e 25 anos na instituição. "É um momento impar para celebrar  e nos reunirmos com os irmãos da ordem comemorando estes 20 anos de atividades. Durante todo este tempo, auxiliamos muito a comunidade de várias formas, mas como somos uma instituição que trabalhamos de maneira discreta, poucas pessoas ficam sabendo do que realizamos", afirmou um integrante da loja. 

Dr. Helmo Sebastião Diello

     A loja de Carlos Barbosa leva o nome do Patrono Elmo Diello. O médico foi o primeiro maçom da cidade. Natural de Mata, município que fica localizado na região central do Estado, próximo a Jaguari e São Vicente do Sul, veio morar em Carlos Barbosa nos anos 70 com sua esposa Zilda e sua única filha Sheila. Helmo atuou durante muitos anos no Hospital São Roque e em sua clínica particular.

     Clinico Geral, ele era muito querido pelos pacientes e comunidade. Costumava atender em qualquer hora do dia e da noite, inclusive em sua própria residência durante a madrugada. Além da medicina, Dr. Helmo participava ativamente da vida comunitária, foi presidente do Lions, diretor do corpo clinico do hospital, presidente do Consepro e ainda do Conselho Municipal de Turismo. Nas eleições de 1988 foi candidato a prefeito de Carlos Barbosa pelo PFL.

     Helmo Sebastião Diello faleceu em 27 de junho de 1995 aos 60 anos.  


O que é e como funciona a Maçonaria?

      A Maçonaria é uma sociedade fraternal que admite todos os homens livres e de boa reputação, sem distinção de raça, religião ou ideal político. Para fazer parte dela, o indivíduo precisa ser convidado por um integrante da organização, deve crer em Deus e ter uma conduta ética e honesta. O principal objetivo da Maçonaria é ajudar o homem a reforçar seu caráter melhorando sua visão moral, ética, cultural e espiritual. Por ser uma Ordem Secreta, ela possui seus segredos, foram estes segredos que fizeram a sociedade não se extinguir e, assim, completar mais de mil anos de existência.

     Conforme um maçom que pediu para não ser identificado, a filantropia é o primeiro passo que eles procuram fazer para a sociedade. “ Aquantia doada durante as reuniões maçônicas sempre é revertida em auxílio a uma entidade ou pessoa necessitada. Este auxílio é dado sem que as pessoas saibam que estão sendo ajudadas por maçons”, relatou. Os membros integrantes desta sociedade secreta estão inseridos em todas as áreas da comunidade, são médicos, empresários, dentistas, juízes, delegados, dentistas, jornalistas, bancários, advogados, etc...

     Nesta grande irmandade, com poder de mobilização em todo o mundo, os maçons se organizam hierarquicamente como uma família, e é por isso que para eles a família está em primeiro lugar. Depois vem o trabalho e em terceiro a própria maconaria. Os maçons se denominam de irmãos, isso possibilita o funcionamento de uma grande rede de proteção. Todo maçom se reconhece através de sinais, palavras e símbolos. 


MAIS NOTÍCIAS