Tempo

Mês de abril inicia com temporal e queda na temperatura

Vendaval atingiu várias cidades gaúchas nesta segunda-feira (31) e causou prejuízos
01/04/2025
G1 RS

     A instabilidade segue presente no Rio Grande do Sul nesta terça-feira (1º), com previsão de pancadas de chuva principalmente no Litoral Norte, Serra e Extremo Norte, na divisa com Santa Catarina, segundo a Climatempo Meteorologia. O avanço de uma frente fria traz uma massa de ar frio, reduzindo as temperaturas no Estado.

     O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem um aviso, até às 6h de terça-feira, de perigo potencial de tempestade com chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos, e queda de granizo nas regiões Norte, Sudeste, Serrana e Central do estado. Um forte temporal atingiu Porto Alegre e outras cidades do estado na tarde de segunda-feira (31). Rajadas de vento intensas, muita chuva e nuvens densas fizeram com que a Capital ficasse com o céu completamente escuro, fazendo o dia "virar noite" em poucos minutos.

     A tempestade causou diversos transtornos na cidade. A quantidade de chuva que caiu sobre a cidade provocou alagamentos em várias ruas, queda de árvores e destelhamentos.

Previsão para os próximos meses

     Especialistas apontam que, embora o Sul do Brasil possa enfrentar episódios de chuva forte nos próximos meses, as condições oceânicas e atmosféricas atuais são diferentes das de maio de 2024, quando o Rio Grande do Sul sofreu com as enchentes. A previsão indica precipitações expressivas na região, mas sem os volumes extremos observados no ano passado, segundo a Climatempo.

MAIS NOTÍCIAS