SAMU de Garibaldi agora tem nova ambulância
Nesta semana, foi entregue ao SAMU de Garibaldi a nova ambulância que faz parte do programa de renovação de frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. O veículo veio para o município através do Ministério da Saúde, após uma articulação do prefeito de Garibaldi Sérgio Chesini, que foi até Brasília.
O novo veículo auxilia ainda mais na rápida resposta nos atendimentos de emergência na cidade e a Van da marca Renault está altamente equipada com itens necessários para garantir que a equipe consiga desenvolver um trabalho eficaz em todos os momentos. "Este momento especial, deve ser comemorado por todos, e chega para coroar o trabalho da equipe do SAMU Garibaldi, que não mede esforços diuturnamente, buscando em capacitações contínuas, nas mais diversas situações pra melhor atender a população garibaldense", disse Adeli Sonza - RT/SAMU. Foram contempladas bases de 101 cidades gaúchas para renovação a ampliação da frota. O número de veículos representa 14% do total entregue pelo governo federal, sendo o Rio Grande do Sul o terceiro Estado que mais recebeu ambulâncias durante a entrega, atrás de São Paulo e Paraná.
Do total de ambulâncias entregues ao Rio Grande do Sul, 98 irão renovar a frota do Samu e 15 serão para expansão e ampliação do serviço. “Estas ambulâncias são muito importantes para qualificar a assistência aos munícipes das regiões do Estado, tendo um atendimento que diminui os riscos de sequelas graves e mortes”, destacou a chefe da Divisão das Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde (SES), Andréa Pinheiro. Cabe aos municípios contemplados a retirada das ambulâncias em São Paulo e o transporte ao Rio Grande do Sul. Quando as novas ambulâncias estiverem em operação, elas se somarão à cobertura do Samu, que conta atualmente com 165 bases no Rio Grande do Sul, atendendo a 295 municípios e cobrindo 91% da população gaúcha. A estrutura do serviço conta hoje com 195 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), 37 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 18 motolâncias.
A entrega das chaves do novo veículo ocorreu na Prefeitura de Garibaldi, sendo o vice-prefeito Adriano Carniel e a Secretária Municipal de Saúde Márcia Pedersetti, que participaram do ATO junto ao SAMU e aos Bombeiros de Garibaldi, que são os responsáveis por gerenciar o serviço na cidade.