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Costela vai a inauguração da Ponte em Santa Tereza e a de Santa Bárbara segue abandonada

Secretário dos Transportes apareceu no corte da fita, mas recursos são do Governo Federal
26/05/2025
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Na manhã do último sábado (24), foi oficialmente inaugurada a nova ponte sobre o Arroio Marrecão, em Santa tereza, que substitui a antiga estrutura destruída pela força das águas em 30 de abril de 2024. O evento reuniu autoridades municipais, estaduais e federais, além de representantes da Defesa Civil Nacional, lideranças locais e moradores. O momento foi marcado por emoção e simbolismo, com discursos que destacaram a força e a resiliência da população de Santa Tereza frente às adversidades.

     A reconstrução da ponte iniciou em 25 de novembro de 2024, com custo de R$ 4,1 milhões, garantidos com recursos da Defesa Civil Nacional. A estrutura tem passagem para pedestres e conta com 60 metros de extensão, 7,3 metros de largura e capacidade para até 45 toneladas. A ponte fica na Rua Saldanha Marinho e dá acesso a comunidades do interior do município. O trajeto também liga Santa Tereza a São Valentim do Sul. A estrutura é considerada importante não só por ligar comunidades do interior ao centro como também conectar o município a cidades vizinhas.

     Santa Tereza tem 1.505 habitantes, conforme dados do Censo Demográfico de 2022. A cidade fica entre a Serra e o Vale do Taquari, sendo inclusive banhada pelo rio, a 29 km de Bento Gonçalves e a 139 km de Porto Alegre.

     SECRETÁRIO DOS TRANSPORTES APARECE PARA CORTAR A FITA, MAS ESTADO NÃO DEU UM CENTAVO PARA A CONTRUÇÃO DA PONTE

     Todo o dinheiro para a construção da nova ponte de Santa Tereza veio do Governo Federal através, da Defesa Civil Nacional, que pagou os R$ 4,1 milhões. A obra foi feita pela empresa Cidade Projetos e Construções, de Bento Gonçalves, e iniciada em novembro de 2024. Dentre as autoridades presentes no evento, estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas; os secretários estaduais de Logística e Transportes, Juvir Costela; e de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcelo Caumo; o prefeito de Muçum e presidente da Associação dos Municípios do Alto Taquari (Amat), Mateus Trojan; além de deputados e prefeitos de municípios da Serra e do Vale do Taquari.

Qual é a situação da construção da nova Ponte de Santa Bárbara?

     Em setembro de 2023, o Rio das Antas levou consigo uma das principais pontes da Serra Gaúcha: a da localidade de Santa Bárbara, na ERS-431, que liga Bento Gonçalves a São Valentim do Sul. Quase dois  depois, a ponte segue do mesmo jeito: destruída. No dia 17 de outubro de 2024, o governo estadual assinou a ordem de início da obra. Contudo, nenhum trabalho de reconstrução pode ser visto no local.

     No mês passado, moradores protestam por demora no início das obras de ponte. Um grupo de cerca de 20 moradores se reuniu pedindo mais agilidade e menos desculpas do Governo do Estado e do Secretário dos Transportes Juvir Costela.Conforme Alexandro Giuriatti da Silva, um dos organizadores do movimento, o grupo busca respostas para a demora no início da obra, além de pedir melhores condições asfálticas para a rodovia.

     "A RS-431 está complicada, não dá mais para passar, os trechos que o rio derrubou têm buracos imensos na pista. Cobramos do Daer para passar ao menos uma brita, para tapar os buracos, mas nada é feito. Assim é uma maneira de chamar atenção das autoridades para olharem para esse povo que está tão sofrido após a enchente. Vamos esperar uns dias para um retorno das autoridades. Caso isso não aconteça, a gente voltará a fazer um protesto", disse Silva no mês passado.

     Em julho do ano passado, o governo do Estado anunciou que a empresa Vereda Engenharia, de Belo Horizonte, venceu a licitação para executar a obra de construção da nova ponte. Para a imprensa, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que em fevereiro a empresa foi notificada pelo atraso na apresentação de documentos, que depois foram entregues. Mesmo assim, o Daer solicitou um complemento nas informações de duas questões técnicas para que as obras possam ser iniciadas. Por contrato, a empresa deve iniciar os trabalhos ainda em abril, e a previsão de conclusão é para fevereiro de 2026.

     A construção da nova ponte terá custo de R$ 31,3 milhões. O valor será pago pelo governo federal, que irá destinar R$ 24,4 milhões, e pelo governo do Estado, que terá contrapartida de R$ 6,9 milhões. A ponte terá cerca de 320 metros de extensão, aproximadamente 50 metros a mais que a estrutura levada pelo Rio Taquari.

    Desde fevereiro do ano passado, uma balsa foi instalada no local onde ficava a antiga ponte para fazer a ligação entre Bento e São Valentim do Sul. Em maio de 2024, a intensa chuva voltou a elevar o nível do Rio Taquari. Por consequência, a balsa que operava há poucos meses foi levada pelas águas e foi parar no município de Estrela, no Vale do Taquari. Com isso, a atual balsa começou a operar em julho, quando a empresa colocou a nova estrutura em funcionamento.





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