Geral

Prefeitura de Garibaldi cria departamento de “Bem-Estar Animal”

Jjá estão em vigor no Município há o “Banco de Rações e Utensílios para Animais”
01/02/2024 Em Garibaldi
Portal Adesso- Foto: Prefeitrua de Garibaldi

     Pensando na causa animal, a Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), instituiu o departamento de “Bem-Estar Animal”. A criação do setor foi regulamentada pela Lei nº 5.741, aprovada pela Câmara de Vereadores.

     A criação do departamento consiste em incentivar a guarda responsável dos animais, propor e auxiliar a realização de parcerias com empresas públicas e privadas, acompanhar ações e adotar providências contra situações de maus-tratos, além de realizar campanhas de conscientização pública sobre a adoção de animais.

     Dentre os projetos que já estão em vigor no município há o “Banco de Rações e Utensílios para Animais”, que consiste no recebimento de rações para cães e gatos, e utensílios para animais domésticos, como coleiras, potes, camas e casinhas. 

     Os donativos são destinados para protetores de animais independentes; organizações não governamentais, entidades e instituições ligadas à causa animal, devidamente constituídas; e famílias inseridas em algum dos programas da Secretaria da Habitação, Trabalho e Assistência Social do município. Para a realização das doações, além da sede da SMMA, estão disponíveis pontos de coleta em vários estabelecimentos do setor PET e agropecuário. 

     Além disso, Garibaldi ampliou o serviço de castrações em cães e gatos, sendo que somente no ano passado foram realizados 818 procedimentos em machos e fêmeas.

     Outra ação que está sendo elaborada é a implantação da Praça Pet – espaço público para cães no município. O local cercado será destinado ao lazer de cachorros, com equipamentos de recreação específicos para tais atividades.

Novidade

     Pensando em incentivar a adoção, a Secretaria criou um perfil no Instagram para informar a comunidade dos animais que aguardam um lar, bem como, divulgar as ações desenvolvidas pelo setor. Acompanhe: @bemestaranimalgaribaldi


MAIS NOTÍCIAS