Geral

“O nível do serviço público de Garibaldi aumentou”, diz secretário dos Serviços Urbanos

Em entrevista ao Prato Limpo, Miguel Bonadiman disse que hoje o trabalho é mais profissional
11/02/2026 Em Garibaldi
Portal Adesso - Foto: ADESSO TV

     O secretário municipal de Serviços Urbanos de Garibaldi, Miguel Bonadiman, participou ao vivo nesta terça-feira (10) do programa Prato Limpo, do Canal ADESSO TV. Em tom direto, ele afirmou que o padrão do serviço público municipal “subiu de nível” nos últimos anos e que a administração não tolera mais improvisos.

     Segundo Bonadiman, desde 2021 as secretarias passaram por uma transformação estrutural na forma de trabalhar. A lógica, afirma ele, deixou de ser desnorteada e política e passou a operar com foco em planejamento estratégico, organização interna e metas objetivas — “como se fosse uma empresa privada”. "O parque de máquinas estava sucateado, sem nenhum controle ou organização e tínhamos dificuldade com máquinas estragadas, patrola queimada, motor fundido e estado completamente precário", comentou. “Não é mais possível hoje em Garibaldi ficar enrolando, enganando a população dizendo que vai resolver. Isso ficou no passado”, declarou, destacando que há cobrança interna por resultados e acompanhamento constante das demandas da comunidade.

     O secretário enfatizou ainda que o parque de máquinas, setor considerado estratégico para a execução de obras e manutenção urbana, passou por um processo de profissionalização. De acordo com ele, a equipe atua com responsabilidade e disciplina, refletindo a mudança de postura adotada pela administração. “Hoje são profissionais. A régua subiu. A exigência da comunidade é maior e a gente tem de se dedicar cada vez mais”, afirmou. A fala indica uma gestão voltada para eficiência operacional, cumprimento de cronogramas e resposta mais rápida às solicitações dos moradores — pontos que frequentemente aparecem como principais cobranças da população em municípios de médio porte.

     Entre as ações em andamento, Bonadiman destacou a abertura da rua Heitor Mazini, obra considerada estratégica para a mobilidade urbana. A nova ligação deverá facilitar o deslocamento de motoristas que trafegam pela Buarque de Macedo em direção ao hospital. Com a mudança, não será mais necessário seguir até o cruzamento do Apolo para acessar a unidade hospitalar. O novo trajeto promete reduzir tempo de deslocamento e melhorar o fluxo viário na região, um ponto crítico apontado por condutores nos últimos anos.

     Durante a entrevista, o secretário reforçou que a administração municipal reconhece o aumento no nível de exigência da população e que isso tem impactado diretamente a forma de atuação das equipes. A mensagem transmitida ao vivo foi clara: a gestão afirma ter abandonado práticas consideradas ultrapassadas e promete manter um padrão elevado de entrega de serviços.

     Se a percepção da comunidade acompanhar o discurso, Garibaldi pode estar diante de uma nova fase na gestão urbana — agora sob a lógica da eficiência, metas e cobrança permanente por resultados.

MAIS NOTÍCIAS