Eventos/Cultura

Menina com Síndrome de Down é candidata a Senhorita Festiqueijo

26/02/2016
Portal Adesso - Jornal Pioneiro / Fotos: Janquiel Misturini - Divulgação

     
Comunidade de Carlos Barbosa está emocionada com a atitude de Paloma Lopes Deitos que sonha em ser senhorita Festiqueijo

 

     Na noite desta quinta-feira (25), foram apresentadas as 13 concorrentes que irão disputar o título de soberana do maior festival gastronômico da Serra Gaúcha, o Festiqueijo. Em evento realizado no Cine Ideale, as candidatas acompanhadas de seus familiares foram reveladas à comunidade pelo presidente do Festiqueijo 2016, Roberto Da-Fré.

     Dentre as participantes, uma chamou atenção do público, pois o sonho de ser tornar Senhorita Festiqueijo, é muito maior do que algumas adversidades impostas pela vida. A jovem Paloma Lopes Deitos, de 18 anos, e portadora de síndrome de down, arrancou aplausos ao subir no palco ao lado das demais concorrentes. Com muita firmeza e simpatia, Paloma esteve muito à vontade durante o evento e se depender da torcida, ela é uma das fortes concorrentes.

     Esta é a primeira vez que uma jovem com deficiência participa de um concurso de beleza em toda a região serrana. Pouco tempo após atingir a maioridade, Paloma mostra que além de fazer história, também é possível vencer preconceitos. A mãe da candidata, Cristiane Lopes Gusatto afirma estar orgulhosa da filha e diz que se enganou a respeito da comunidade: “Pensei que fôssemos ouvir comentários maldosos, preconceituosos, mas me enganei: as pessoas entenderam que é uma vontade dela e estão apoiando”, afirmou.

     Na Escola Carlos Barbosa, educandário onde Paloma cursa o 6º ano, o concurso é o assunto mais comentado. Professores e colegas estão se preparando para participar da torcida organizada. Centena de pessoas se engajaram na disputa e camisetas, banners e outros tipos de materiais estão sendo preparados para torcer no dia da escolha.

     Consciente de sua participação, a jovem mais uma vez dá exemplo: “Eu sei que não vou ganhar, mas estou muito feliz. As pessoas me param na rua, e me abraçam. Eu diria que ser diferente é normal”, comenta a candidata.    

     A edição do evento também entra para a história pois é a primeira vez que uma candidata negra participa da escolha.  Andressa Cristina Barcelos da Silva, 18 anos, se inscreveu após receber incentivo dos colegas de trabalho. Morando há três anos em Carlos Barbosa, ela reconhece que é uma das poucas negras que vive na cidade, onde a maioria dos moradores é de origem italiana. “Tem gente que pensa que a Festiqueijo só tem gringo, que não é lugar de outras etnias. Estou concorrendo para mostrar que pelo contrário, não há preconceito aqui e o povo é muito acolhedor”, afirmou.

     A escolha das soberanas do Festiqueijo 2016, acontece no dia 19 de março no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luis Guerra.

 

MAIS NOTÍCIAS