Geral

Nova pista do Aeroclube de Bento Gonçalves é inaugurada

14/03/2016
Portal Adesso - Fotos: Cristiane Moro e Emanuele Nicola
Anterior Próximo

 

     Um marco para o desenvolvimento do município foi apresentado para a população na tarde do último sábado (12). Após um ano em obras, o município está pronto para alçar vôos maiores e receber aeronoves de médio porte.

     A comemoração foi em ritmo de festa: um espetáculo de acrobacias aéreas, festival de food trucks, exposição de aviões e o sorteio de brindes e de seis vôos panorâmicos também marcaram a tarde. As bandas Serra e Fronteira, Irmãos Nunes & Grupo Parceria e Tchê Barbaridade subiram ao palco, animando os cerca de 10 mil participantes.

     O presidente do Aeroclube de Bento Gonçalves, Flávio Savaris, relembrou “as noites que passamos pensando em formas de viabilizar esse projeto, esse sonho”. Savaris fez um agradecimento especial ao atual secretário Municipal de Saúde, Enio de Paris, então titular da pasta de Governo durante toda a trajetória da construção.

O aeroporto


     As obras iniciaram em março de 2015. A pista, anteriormente de saibro, recebeu 6.807 toneladas de asfalto. Sua extensão passou de 900x10 para 1.380 mil metros por 23 de largura. O local recebeu também um pátio para aeronaves, antes inexistente, com cerca de oito mil metros quadrados. A sinalização horizontal também foi aplicada.

     Com a ampliação da pista, o aeroporto de Bento Gonçalves enquadra-se às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operação de vôos executivos. Agora, o poder público trabalha na construção do terminal de passageiros. O projeto já foi desenvolvido e deverá ser enviado ainda neste mês para avaliação da ANAC. Com retorno positivo, inicia-se a captação de recursos.



MAIS NOTÍCIAS