Economia

Quebra na safra pode deixar população sem suco de uva

09/06/2016
Portal Adesso - Foto:

     Aumento do consumo também é apontado como causa de possível falta do produto até o final de 2016. Preços subiram nas prateleiras dos supermercados.

     De acordo com o presidente da Vinícola Garibaldi e vice-presidente do Instituto Brasileiro do Vinho – Ibravin, Oscar Ló, só no primeiro trimestre houve crescimento de 6% nas vendas do suco de uva, e com a quebra na última safra, existe a possibilidade de que o produto falte nos próximos meses. Conforme Ló, 108,3 milhões de litros foram comercializados em 2015, sendo que 100 milhões eram do estoque que as vinícolas possuíam.

     Em 2016, os preços foram reajustados em 20% e o valor de um litro de suco integral orgânico passa dos R$ 9,00. Já o suco a granel o aumento foi de 100%. Dados do Ibravin, indicam que de janeiro a abril de 2016, foram vendidos cerca de 28,6 milhões de litros. No mesmo período do ano passado, a comercialização ficou em 27 milhões de litros.

     Um estudo feito por uma entidade apontou a falta do produto e para não ocorrer desabastecimento sugeriu que o mesmo fosse importado de outros países, ideia que foi rechaçada por produtores e vinícolas. 

 

MAIS NOTÍCIAS