Tempo

Inverno inicia com previsão de pouco volume de chuvas em toda região

21/06/2016
Portal Adesso - Foto: Arquivo/Portal Adesso

     Observador meteorológico Léo Gusso destaca a influência do fenômeno La Ninã que trará fortes ondas de frio e passagens de massas de ar de forte intensidade.

      Iniciou oficialmente às 19h34min da noite desta nesta segunda-feira (20), a estação mais fria do ano, o inverno. A mudança de estação ocorre através de um fenômeno astronômico, no instante que o sol atinge maior declinação em latitude em relação à linha do Equador e o hemisfério Sul, por isso, também, tivemos a noite mais longa do ano.

     De acordo com o observador meteorológico de Garibaldi, Léo Gusso, este ano, conforme a média histórica de temperatura, estamos enfrentando frio intenso mais do que o normal, devido ao fenômeno Lã Ninã. “No ano passado, registramos cerca de 300 horas de frio, em 2016 até o momento, já registramos 250 horas, o que mostra que ultrapassaremos a média de 2015”, ressalta.

     Gusso, diz ainda que o mês de agosto será de muito frio, mas em agosto as temperaturas serão alternadas entre frio e calor, podendo os termômetros registrarem temperaturas máximas de até 27°C. Quanto as chuvas, o observador afirma que elas serão fortes, mas ocasionais, o que apresenta uma diminuição da precipitação durante o inverno, podendo no verão termos problema de abastecimento de água. Aliás, o maior volume de chuvas no Estado ocorrerá aqui na região da serra.

     O Inverno se estende até o dia 23 de setembro, quando se inicia a Primavera.

 

MAIS NOTÍCIAS