Geral

Produtor de vinhos de Garibaldi participa do programa Globo Repórter

17/11/2016
Portal Adesso - Foto: Arquivo Pessoal Eduardo Zenker

     A grade de programação da Rede Globo de televisão, apresenta nesta sexta-feira (18), matéria abordando como tema, a arte de produzir vinhos. Em reportagem para o Globo Repórter, o garibaldense Eduardo Zenker, um apaixonado pela cultura da bebida, conta sobre a elaboração dos próprios vinhos de maneira artesanal.

    Eduardo, que é filho do saudoso médico Lauro Zenker (muito conhecido por atuar décadas em Garibaldi), comenta sobre o garimpo e as técnicas milenares usadas por ele, com uso de ânforas de terracota (vasos de barro). “Resgatei o jeito que o vinho era feito há 7 mil anos”, comenta ele, destacando que desta maneira, conseguiu uma bebida interessante e sem adição de nenhum produto enológico.

     O que chama a atenção também, são os projetos do vitivinicultor Zenker, com vinhos de nomenclatura estranha, como Bicho Grilo; imagem de hippie na rotulagem e headbend (faixa de tecidos) nas garrafas.

     Métodos antigos e misteriosos, de sova as vinhas, também são usados por Zenker. “As plantas literalmente apanham com uma varinha, e desta forma, a interação homem, vinha e natureza se elevam para outro nível”, destaca o vitivinicultor.

     Funciona como um aviso e chamamento, para que a vinha harmonize o seu compromisso com o cosmo e parta para mais um ciclo. Ou vai dizer que nunca ouviu falar que seus antepassados “batiam” nas plantas ? questiona ele.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS