Geral

Incêndio atinge sistema de tratamento da Santa Clara

11/09/2013
Rádio Estação FM / Fotos: Claudir Pontin Dayan Santarosa

     Um incêndio consumiu parte de um sistema de tratamento de gases na indústria de laticínios e frigorífico da Cooperativa Santa Clara e, Carlos Barbosa. Por causas desconhecidas, as chamas iniciaram por volta de 14h45min no equipamento conhecido como biodigestor.

     Uma das lonas incendiou e rapidamente o fogo se espalhou. O primeiro combate do incêndio foi realizado pela equipe de brigadistas da cooperativa e logo em seguida com a chegada dos Bombeiros Voluntários as chamas foram controladas. Ninguém se feriu e algumas árvores próximas foram consumidas pelo fogo. A empresa investiga as causas do incêndio.

O que é o biodigestor


     Biodigestor anaeróbico é um equipamento usado para o processamento de matéria orgânica, como, por exemplo, fezes e urina, entranhas de animais descartadas em frigoríficos e sobras vegetais da produção agrícola. Um biodigestor funciona como um reator químico em que as reações químicas têm origem biológica, ou seja, são feitas por bactérias que digerem matéria orgânica em condições anaeróbicas (isto é, em ausência de oxigênio). Evita a poluição do meio ambiente com os dejetos orgânicos, sobretudo das águas, mas também do solo.

MAIS NOTÍCIAS