Geral

Farroupilha dá o primeiro passo para se tornar a Capital Nacional do Espumante

12/09/2013
Fonte: Afavin / Imprensa Prefeitura de Farroupilha

     Há quase duas décadas amargando perdas que vão desde o fechamento da Estação de Esqui até o fechamento de importantes vinícolas como a Bacardi Martini do Brasil, Georges Aubert, Maison Forestier, Allied Domecq entre outras, agora Garibaldi pode ver nascer mais uma festa na região, que com o tempo poderá apagar seu principal evento que é a Fenachamp - Festa Nacional do Champanha.

     Com visão empreendendora e principalmente de futuro, o município de Farroupílha se prepara para realizar o Festival do Moscatel, que logo ali adiante visa se tornar uma grande festa do Espumante. 

     A 8ª Seleção de Vinhos de Farroupilha teve seu lançamento nesta terça-feira, 10, no Salão Nobre da Prefeitura de Farroupilha. O presidente da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Ricardo Chesini, fez a apresentação da programação da edição, que terá período de inscrições e coleta de amostras junto às vinícolas, de 11 a 20 de setembro; Análise Sensorial dos produtos inscritos, de 1 a 3 de outubro, no turno da manhã, no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio; e divulgação dos produtos premiados, em jantar-baile no dia 23 de novembro, no Clube Santa Rita.

     O Secretário Municipal de Agricultura, Fernando Silvestrin, destacou a importância histórica da vitivinicultura para o município de Farroupilha, sendo um dos mais importantes e mais antigos setores socioeconômicos do local. O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli, por sua vez, enalteceu a vinicultura como um grande filão que o município tem em mãos para ser explorado turisticamente, sendo Farroupilha, terceiro maior produtor de uvas e vinhos do país e o maior produtor nacional de uvas moscatéis.

     Para o Prefeito Claiton Gonçalves, a evolução contínua das vinícolas locais - do sistema de plantio e modo de condução das videiras, passando pela elaboração dos produtos, ao rótulo - está relacionada ao trabalho desenvolvido pela Seleção de Vinhos. Segundo ele, os produtos farroupilhenses alcançaram patamar para conquistar novos e mais amplos espaços. Com essa afirmação, o Prefeito anunciou a realização ainda neste ano do Festival do Moscatel, no final de semana seguinte ao da revelação dos premiados da 8ª Seleção, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro.

    Esta será a primeira edição independente do Festival do Moscatel (as edições anteriores foram conjuntas à Fenakiwi), autonomia que deve conferir ao evento status de festa nacional do moscatel.

 

MAIS NOTÍCIAS