Economia

Exclusivo: Inadimplência no comércio de Garibaldi aumenta 130%

17/02/2017
Portal Adesso - Foto: ilustrativa

     Dados apresentados ao Portal Adesso pela Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL mostram crescimento no número de registros de devedores no ano passado. Em Carlos Barbosa o aumento foi de 21% e em Bento Gonçalves 18,23%.

     O momento atual do Brasil traz dificuldades para a maioria da população, com redução orçamentária para muitas famílias, e com o ingresso de muitas pessoas no cadastro negativado de crédito.

     A Câmaras de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, divulgou dados apontando que a lista de endividados cresceu 18,23% em 2016, no comparativo com o total cumulativo registrado até dezembro de 2015.

    Já em Carlos Barbosa o aumento foi de 21% em relação ao ano de 2015/ 2016. Segundo a CDL de Carlos Barbosa, o setor de serviços teve uma queda relativa, pois foi vendido menos e as trocas de presentes foram feitas por um valor menor.

   Os dados mais preocupantes foram apresentados pela CDL de Garibaldi, onde houve um crescimento de 130,16% no número de registros de devedores no ano passado. Porém, no mesmo período, o número de reabilitações – pessoas que pagaram suas dívidas e saíram da lista negra de inadimplentes – aumentou 40,41% em relação a 2015. Desde 2011 não havia crescimento neste número.

     O presidente da entidade, Giliano Verzeletti, fala que o básico para dar início a esse processo é ter em mente o quanto se pode economizar por mês e, a partir daí, negociar com as empresas credoras. Ele diz que é preciso criar uma cultura de consumo consciente. “O excesso, que leva à inadimplência, pode criar uma falsa sensação de aquecimento econômico, mas acaba provocando problemas para o consumidor e para o lojista e, por consequência, diminuindo a população economicamente ativa”, destaca o dirigente.

     Verzeletti também alerta para a importância da pesquisa ao SPC para aumentar a segurança nas vendas a prazo. Ele diz que o Serviço tem o maior, melhor e mais completo banco de dados para informação de concessão de crédito da América Latina. “A CDL Garibaldi é a detentora legal do SPC no município. A entidade está voltada, exclusivamente, para o movimento associativista, trabalhando em parceria com CIC, que há mais de 90 anos atua na defesa dos interesses dos empreendedores garibaldenses”.

     

 

 

MAIS NOTÍCIAS