Geral

Maçonaria: 12 anos de Mistérios e Segredos em Carlos Barbosa

20/02/2017
Revista AGORA / Portal Adesso - Foto: Arquivo

     Loja Maçônica Helmo Sebastião Diello completou doze anos de atividades no último dia 10 de fevereiro de 2017. Com 33 integrantes, a organização é composta por empresários, profissionais liberais e pessoas influentes no meio comunitário.

     Várias são as lendas que envolvem os membros da maçonaria. Uns dizem que os maçons sacrificam o primogênito no qual só morre com uma facada no umbigo, outros, afirmam que integrantes desta sociedade secreta têm pacto com o demônio e em seus rituais tomam sangue de animais, sempre venerando símbolos satânicos. Porém, o que se passa dentro de uma loja maçônica em qualquer lugar do mundo apenas os participantes desta organização misteriosa sabem. O sigilo, os mistérios e os segredos alimentam as especulações que servem para aguçar a imaginação de quem não pertence a maçonaria.

 

O que é e como funciona a Maçonaria?

      A Maçonaria é uma sociedade fraternal que admite todos os homens livres e de boa reputação, sem distinção de raça, religião ou ideal político. Para fazer parte dela, o indivíduo precisa ser convidado por um integrante da organização, deve crer em Deus e ter uma conduta ética e honesta. O principal objetivo da Maçonaria é ajudar o homem a reforçar seu caráter melhorando sua visão moral, ética, cultural e espiritual. Por ser uma Ordem Secreta, ela possui seus segredos, foram estes segredos que fizeram a sociedade não se extinguir e, assim, completar mais de mil anos de existência.

     Conforme um maçom que pediu para não ser identificado, a filantropia é o primeiro passo que eles procuram fazer para a sociedade. “ Aquantia doada durante as reuniões maçônicas sempre é revertida em auxílio a uma entidade ou pessoa necessitada. Este auxílio é dado sem que as pessoas saibam que estão sendo ajudadas por maçons”, relatou. Os membros integrantes desta sociedade secreta estão inseridos em todas as áreas da comunidade, são médicos, empresários, dentistas, juízes, delegados, dentistas, jornalistas, bancários, advogados, etc...

     Nesta grande irmandade, com poder de mobilização em todo o mundo, os maçons se organizam hierarquicamente como uma família, e é por isso que para eles a família está em primeiro lugar. Depois vem o trabalho e em terceiro a própria maconaria. Os maçons se denominam de irmãos, isso possibilita o funcionamento de uma grande rede de proteção. Todo maçom se reconhece através de sinais, palavras e símbolos. 

 

O Patrono da Loja de Carlos Barbosa

     O médico Helmo Sebastião Diello, foi o primeiro maçom de Carlos Barbosa. Natural de Mata, município que fica localizado na região central do Estado, próximo a Jaguari e São Vicente do Sul, veio morar em Carlos Barbosa nos anos 70 com sua esposa Zilda e sua única filha Sheila.

     Helmo atuou durante muitos anos no Hospital São Roque e em sua clínica particular. Clinico Geral, ele era muito querido pelos pacientes e comunidade. Costumava atender em qualquer hora do dia e da noite, inclusive em sua própria residência durante a madrugada.

     Além da medicina, Dr. Helmo participava ativamente da vida comunitária, foi presidente do Lions, diretor do corpo clinico do hospital, presidente do Consepro e ainda do Conselho Municipal de Turismo.

     Nas eleições de 1988 foi candidato a prefeito de Carlos Barbosa pelo PFL. Helmo Sebastião Diello faleceu em 27 de junho de 1995 aos 60 anos.  

MAIS NOTÍCIAS