Geral

Serra gaúcha tem cerca de uma empresa para cada dez habitantes

29/10/2013
Jornal Pioneiro

     Reportagem publicada no Jornal Pioneiro de Caxias do Sul, nesta terça-feira (29), mostra que nossa região possui uma empresa para cada dez habitantes.

     Conforme a matéria de Jonas Ramos, Boa parte dos responsáveis pela expressiva densidade empresarial da Serra gaúcha são os micro e pequenos negócios, como a Thoss Engenharia, empresa caxiense que desenvolveu recentemente uma tecnologia inovadora para o aeromóvel de Porto Alegre. 

     Ainda conforme a publicação, o trabalho costuma ser bastante valorizado na Serra, muito por influência da colonização italiana, não é nenhuma novidade para os moradores da região. O que poucos imaginam é que essa característica da população deu origem a um espírito empreendedor tão latente que atualmente existe um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) — ou seja, uma empresa — para cada 10 habitantes da região. A taxa, calculada a partir de dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS), é a maior do país, colocando a região no topo nacional de terreno fértil para as empresas.

     Ao todo, conforme dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 100 mil empresas e pequenos negócios (incluindo estabelecimentos de agronegócios) nos 47 municípios da Serra. A média de um empreendimento para cada 10 habitantes, portanto, foi descoberta levando em conta que há cerca de um milhão de habitantes na região.

     Além da característica empreendedora já intrínseca na população, Rogério da Silva Rodrigues, gerente regional do Sebrae/RS na Serra, destaca outros pontos que corroboram com os índices elevados do número de empresas da Serra. A desburocratização no processo de abertura e fechamento de negócios, por exemplo, estimula as pessoas a legalizarem os serviços. — Em algumas cidades leva até um mês para abrir uma empresa, enquanto na região demora no máximo cinco dias. Em Caxias, muitas vezes se consegue abrir no mesmo dia — destaca Rodrigues.

     Boa parte dos responsáveis pela expressiva densidade empresarial da Serra gaúcha são os micro e pequenos negócios (além dos Microempreendedores Individuais, que já formam um contingente de mais de 10,5 mil profissionais em Caxias). Fazer parte de uma empresa menor, porém, não significa trabalhar apenas com projetos menores.

MAIS NOTÍCIAS