Saúde

Ambulâncias do SAMU estão paradas em Garibaldi, Bento e Carlos Barbosa

20/02/2017
Portal Adesso - Foto: Arquivo Portal Adesso / Montagem

     Veículos entregues pelo presidente Michel Temer em grandioso Ato Político estão fora de operação por problemas burocráticos ou mecânicos. Na região, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa receberam ambulância que até agora não estã sendo utilizadas.

     No último dia 09 de Janeiro, o presidente Michel Temer (PMDB), querendo elevar sua baxa popularidade, entregou 61 ambulâncias a municípios do Rio Grande do Sul. Mas mais de um mês depois, apenas 12 estão em operação.

     Por trás da demora, estão entraves burocráticos, como lentidão, erro ou falta de envio de documentos pela União, e dificuldades no emplacamento e na confecção do seguro obrigatório. Ocorreram ainda falhas estruturais: metade das ambulâncias foi entregue com problemas, que vão desde lanternas e sirenes queimadas, ar-condicionado e velocímetro sem funcionamento, até bateria e sistema elétrico com defeito. Os gestores suspeitam que as falhas mecânicas decorrem do tempo que os furgões ficaram parados antes da doação, a maioria foi fabricada em 2015.

     O Portal Adesso contatou as prefeituras de Carlos Barbosa e Garibaldi para saber mais detalhes sobre as ambulâncias que foram entregues em janeiro. Segundo a Secretaria de Saúde da prefeitura de Carlos Barbosa, o veículo não está atuando pois está em processo de emplacamento, mas a previsão é para que esta semana já comece a operar.

     Já a secretária de Saúde de Garibaldi, Simone Agostini de Moraes, informou ao Portal Adesso que por enquanto o veículo está parado no Parque de Máquinas, pois precisa do emplacamento. Além disso, a ambulância ainda não está com o seguro encaminhado, onde terá que ser feita a transferência do documento da que está operando agora, para a nova. O veículo que ficará sem o seguro, não poderá ser usado, segundo uma determinação nacional.

 

 

MAIS NOTÍCIAS