Saúde

Como você pode saber se o mel é puro ou adulterado?

08/03/2017
Portal Adesso - Foto: ilustração

     Os efeitos positivos do mel sobre a nossa saúde são bem conhecidos, e são fruto de seu alto teor de minerais, e vitaminas. Porém, existem no mercado muitas marcas que adulteram seu produto.

     Muitas delas são misturas com soluções de glicose ou produtos de pouca qualidade, com alto teor de água, por serem obtidos de células sem opérculo (que não são tapadas com cera).

     O Portal Adesso contatou a EMATER- Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, que nos deu algumas dicas para ficarmos atentos quando formos realizar a compra. A primeira coisa a fazer antes da compra é ler a etiqueta e se certificar que na lista de ingredientes não aparece o “xarope de alta frutose” ou glicose comercial, dois aditivos utilizados frequentemente para não permitir que o mel se solidifique.

     Além disso, existem truques simples que podem ser úteis para sabermos se o mel que compramos é puro, se foi adulterado de alguma maneira ou se tem alto teor de umidade.

     Uma delas é pegar uma colher de chá e colocar dentro de um copo d’água. Se ele se dissolver, então não é puro. O mel puro deve ficar junto, como um sólido, quando é submergido em água. A outra é acender um fósforo e tentar queimar um pouco o mel. Se notar que incendeia e queima, trata-se de mel puro. O mel mais impuro ou de pouca qualidade contém água, o que impede que ele queime.

 

 

MAIS NOTÍCIAS