Economia

Vendas de vinhos finos registram queda de 30% no trimestre

26/04/2017
Portal Adesso - Com Informações do Ibravin - Instituto Brasileiro do Vinho

     Dados apresentados pelo Ibravin, mostram ainda que espumantes e sucos de uva também tiveram retração nas vendas.

     As vendas de vinhos, espumantes e sucos de uva gaúchos tiveram queda neste primeiro trimestre em relação aos três primeiros meses de 2016. A maior queda foi dos vinhos finos, com redução de 30%. Os números foram divulgados pelo presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Dirceu Scottá, durante a apresentação do Cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul.

     Para o presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, a carga tributária que incide sobre o vinho brasileiro, o crescente aumento dos custos em toda a cadeia, aliados ao momento econômico e à diminuição na renda das famílias explicam o resultado negativo do primeiro trimestre de 2017. Scottá cita ainda como os principais motivos o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), fixado em 10% sobre o valor de venda do produto desde 2015, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além da Substituição Tributária (ST), que dificulta a venda entre os estados e que antecipa o pagamento dos impostos.  

     O vice-presidente do Ibravin, Oscar Ló, também justifica a queda na comercialização em função dos altos custos de produção da última safra, que registrou quebra de 57% no volume colhido, e que acabou impactando no preço dos produtos nos pontos de venda. Segundo o dirigente, que também preside a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho), a perspectiva é de que nos próximos meses ocorra a recuperação na comercialização. 

Números do primeiro trimestre         

* Vinho de mesa apresentou queda de 22,1%, com a venda de 27,4 milhões de litros; 

* Vinho fino recuou 30,5%, com a comercialização de 2 milhões de litros;        

* Sucos de uva prontos para o consumo tiveram retração de 15,3%, com 20,5 milhões de litros negociados; 

* Nos espumantes a redução foi de 21,1%, com a comercialização de 1,7 milhão de litros;     

* Se somados todos os vinhos e espumantes, a redução nas vendas foi de 22,7%, com 31,2 milhões de litros;

* Na soma de todos os produtos, incluindo os derivados da uva e do vinho, os néctares, vinagres, destilados, entre outros, a queda foi de 20,3% (61,3 milhões de litros);        

* Foram importados 20,1 milhões de vinhos (alta de 48,5%) e 829 mil litros de espumante (crescimento de 43,9%);          

* A participação dos rótulos importados no mercado de vinho fino brasileiro foi de 84,6% no primeiro trimestre. Se forem considerados todos os produtos os importados têm participação de 40,2%.

 

 

MAIS NOTÍCIAS