Política

Vereadora de Farroupilha afirma que nordestinos “sabem roubar que é uma maravilha”.

23/05/2017
Informações do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul - Foto: Reprodução / Facebook

     Eleonora Broilo, do PMDB, disparou contra nordestinos quando falava sobre corrupção em sessão pública na Câmara de Vereadores

     Reportagem do Jornal Pioneiro de Caxias do Sul, mostra que em sessão pública realizada nesta segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores de Farroupilha, a vereadora Eleonora Broilo (PMDB) fez comentários ofensivos a pessoas naturais do Nordeste do Brasil.

     A declaração foi dada em uma discussão sobre o atual momento político do país, em que o presidente Michel Temer (PMDB) é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e obstrução da Justiça, e diversos políticos, inclusive gaúchos, são citados em escândalos envolvendo desvios de dinheiro público. A vereadora falou, já no final da sessão, que não queria se manifestar, mas "depois de tudo que ouvi, resolvi dizer algumas coisas".

     – Em relação a nordestino saber fazer política, não sei se eu concordo muito. Eu acho que os nordestinos sabem muito bem se unir, sim, para roubar. Eles sabem se unir para ganhar propina. Eu acho que eles sabem se unir para aumentar a corrupção. Isso eu acho que eles são donos. Isso eu concordo, plenamente – afirmou.

     Em seguida, ela prosseguiu na generalização de que os nordestinos seriam um povo propenso à corrupção, e ironizou a maneira com que as pessoas naturais daquela região falam:

     – Talvez até eles não saibam falar muito bem, mas sabem roubar que é uma maravilha. Nisso eu concordo.

     A fala de Eleonora Broilo teria sido uma resposta ao que disse o colega Raul Herpich (PDT). Na mesma sessão, o pedetista criticou os deputados gaúchos e afirmou que eles "mal e mal falam entre si" para defender os interesses do Estado, ao contrário dos "nordestinos, que se unem e levam todas as vantagens porque sabem fazer política".

Tentativa de distorcer, alega vereadora

      Em nota enviada ao Jornal Pioneiro na manhã desta terça-feira (23), a parlamentar alegou que "a fala está descontextualizada" e que era uma reação a uma declaração anterior, de outro vereador, que teceu críticas a políticos gaúchos.

     Já a Câmara de Vereadores de Farroupilha, em nota afirmou que "em razão da repercussão que ocorre via redes sociais, e veículos de comunicação, sobre a manifestação da vereadora Eleonora Broilo na sessão do dia 22 de maio deste ano, tomará as medidas estabelecidas no Regimento Interno e Código de Ética deste Poder Legislativo. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS