Polícia

Operação da Polícia Civil prende 5 por roubo de veículos em Carlos Barbosa

01/06/2017
Portal Adesso - Fotos: Polícia Civil

     Mais uma edição da Operação Desmanche ocorreu, na manhã desta quinta-feira (1º). Desta vez foi em Carlos Barbosa, onde um estabelecimento foi vistoriado e interditado pela força-tarefa. O proprietário foi preso por receptação, após ser encontrada peça de veículo adulterada.

     Cerca de 50 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas e encaminhadas para trituração. O responsável pelo local foi autuado pelo Detran e responderá administrativamente. A Secretaria de Indústria e Comércio de Carlos Barbosa acompanhou a operação e fará processo administrativo contra o proprietário, que vendia peças ilegalmente.

     Em 42 edições, foram apreendidas 2.797 toneladas de sucata, fechados 66 desmanches e 46 pessoas foram presas. Carlos Barbosa é o vigésimo primeiro município a receber a força-tarefa. Os outros vinte são Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Eldorado do Sul, Esteio, Estrela, Gravataí, Guaíba, Montenegro, Novo Hamburgo, Parobé, Portão, Porto Alegre, São Sebastião do Caí, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Torres e Viamão.

     De acordo com os delegados Rodrigo Zucco e Leônidas Reis, os indivíduos integravam uma organização criminosa responsável por roubar uma média de 10 veículos por dia na Região Metropolitana. "Eles roubavam os carros e depois revendiam na Serra Gaúcha para desmanches e prática de assaltos", completa o delegado. Vários veículos e peças foram apreendidas em um estabelecimento comercial.

Lei dos Desmanches

     A Lei dos Desmanches (lei federal 12.977) entrou em vigor em 20 de agosto de 2015, para combater a receptação de veículos roubados. Desde então, somente podem atuar no comércio de peças usadas empresas registradas no Detran.

     Essas empresas devem seguir uma série de requisitos e incluir, no sistema informatizado, cada uma das peças à venda, vinculando-as à nota fiscal e à placa do veículo de origem. O Rio Grande do Sul possui hoje 281 empresas de desmanches registradas.

 

 

MAIS NOTÍCIAS