Economia

Dados apontam que Garibaldi tem 15 vezes mais desempregados do que Carlos Barbosa

04/08/2017
Portal Adesso - Foto:ilustração

     Números são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho, no período de Janeiro de 2016 a Julho de 2017.

     Buscando informações sobre a economia da região e o número de desempregados, a equipe do PORTAL ADESSO teve acesso ao PDET - Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho, uma página da internet do Ministério do Trabalho, onde são apresentados os números envolvendo admissões e desligamentos de empregados em todos os municípios do Brasil. As informações são abertas ao público e podem ser conferidas por qualquer cidadão.

     Pesquisando as estatísticas dos últimos 19 meses, ou seja, de janeiro de 2016 a julho de 2017, um dado nos chamou a atenção que é a grande diferença no número de desempregados nos dois municípios. Comparando o número de habitantes de Carlos Barbosa e Garibaldi, que tem uma diferença de 5.549 habitantes (segundo dados do IBGE em 2016), as cidades deveriam ter quase o mesmo número de desempregados, pois a diferença de habitantes é pequena. Porém, sendo uma cidade maior e com uma economia muito mais diversificada que a vizinha, Garibaldi apresentou números bem diferentes de Carlos Barbosa, sendo que neste período o número de desempregados foi de 15 vezes superior. Em Garibaldi os dados mostram que ocorreram 662 desligamentos, já em Carlos Barbosa, foram apenas 42 desligamentos no mesmo período.

     O coordenador da agência do Sistema Nacional de Empregos – SINE de Garibaldi, Diego Cettolin, disse que dados até o dia 30 de junho de 2017, mostram que 955 pessoas estão utilizando o seguro desemprego em Garibaldi, porém, como a agência realiza encaminhamentos para a região, cerca de 30% deste número são de funcionários de outras cidades. Além disso, Cettolin também afirmou que no mês de abril, um frigorífico da cidade demitiu muitos funcionários, e isso contribuiu para o índice.

     O coordenador ainda disse que no primeiro semestre de 2017, a agência registrou 500 vagas de emprego no município. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS