Geral

Mais de 300 animais foram abandonados em Carlos Barbosa e Garibaldi neste ano

04/10/2017
Portal Adesso - Foto: Ilustração

     Conforme estatísticas de ONGs, número de abandonos nas duas cidades é preocupante.

     No dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais, levantamentos de ONGs de Carlos Barbosa e Garibaldi, apontam que o número de abandonos nas cidades é preocupante.

     De acordo com a Sociedade Protetora dos Animais Bicho Feliz  – SPA Bicho Feliz, de Garibaldi, de janeiro até o momento, cerca de 257 animais já foram resgatados. Dentro desta estimativa, foram 192 cães, entre estes fêmeas prenhas, filhotes e adultos. Já os gatos somam 65 animais, sendo que 22 eram filhotes e 23 fêmeas.

     Segundo a Associação Barbosense de Proteção aos Animais - ABAPA, aproximadamente 100 animais foram resgatados desde o início do ano. A maioria dos animais eram cães, tendo filhotes, fêmeas prenhas e animais de grande porte. Os gatos, que somam cerca de 25, eram em maioria filhotes.

     A condição dos animais abandonados muitas vezes é assustadora. Segundo a SPA Bicho Feliz, dentro dos mais de 200 animais abandonados, muitos foram encontrados mortos dentro de sacos ou presos a árvores em locais isolados.

     Conforme a secretária da ABAPA, Maria Fátima Boschetti, o abandono tente a aumentar entre dezembro a fevereiro, quando as famílias entram em férias, decidem viajar e não tem com quem deixar os animais.

     Além disso, a Bicho Feliz afirma que muitos bichos são abandonados por conta de mudanças. A expectativa de vida é um forte motivo, sendo que cães e gatos, podem viver até 15 anos e, muitos donos não têm essa percepção.

     O tamanho e o comportamento do animal também influenciam. No momento que cresce mais do que o esperado ou não apresenta determinado comportamento, não são mais bem-vindo em seus lares.

     Com os surtos de cinomose, doença que atinge cães e compromete vários órgãos, é extremamente necessário cuidado redobrado, principalmente com filhotes, que são mais frágeis ao vírus. Infelizmente, conforme as estimativas de ambas as ONGs, o maior número de abandonados, refere-se aos que mais necessitam de cuidados.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS