Educação

Escola de Garibaldi conquista certificação da Unesco

05/10/2017
Portal Adesso - Foto: EMEF Madre Felicidade

      Em todo o país, apenas 120 escolas públicas possuem o certificado    

     O ensino público de Garibaldi alcança uma nova conquista, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade recebeu, no final de setembro, a certificação de Escola Associada à Unesco.

     A confirmação de que a instituição de ensino havia sido comtemplada, ocorreu em outubro de 2016, durante o Encontro Nacional PEA-Unesco. A certificação foi entregue no final de setembro, quando a diretora da escola, Vanessa Morelatto Hack e a secretária de Educação, Simone Rosanelli Chies, estiveram em Foz do Iguaçu.

     Para receber a certificação é necessário estudar e conhecer a Organização das Nações Unidas – ONU, e a Unesco, estar alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e, à Agenda da Educação 2030, que abrangem Cultura de Paz e Cidadania Global.

     Além disso, a escola deve trabalhar os quatro eixos do programa: problemas mundiais, cultura de paz, aprendizagem intercultural e problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável, mesclado eles às disciplinas e aulas ministradas.

     Os projetos pedagógicos da instituição de ensino deverão aproximar a comunidade escolar, tornando os envolvidos mais conscientes e responsáveis. Além de trabalhar com as temáticas anuais sugeridas pela ONU.

     Segundo a diretora Vanessa, a preparação para conseguir a certificação iniciou em 2015, quando a direção reuniu trabalhos realizados pela escola dos últimos 6 anos.

     Após isto foi feito um relatório de adesão, encaminhado para a coordenação regional e em seguida, o projeto seguiu para a coordenação nacional. Com a aprovação, o projeto passou para a comissão internacional em Paris que aprovou a certificação para a escola.

     No Brasil, 364 escolas são associadas à Unesco, 120 delas são públicas e duas são de Garibaldi, sendo que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Cattani conquistou o certificado em 2015.

 

 

MAIS NOTÍCIAS