Geral

300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida no Brasil

11/10/2017
Portal Adesso - Foto: Tamires Piccoli

     Santa que foi encontrada por pescadores em um córrego tornou-se a Padroeira do Brasil

     Na semana do tradicional feriado de 12 de outubro, em meio às compras frenéticas para o dia das crianças, muitas pessoas acabam se esquecendo de outra data, não menos importante, que é comemorada no mesmo dia: a Aparição de Nossa Senhora Aparecida.

     Neste ano, são celebrados 300 anos do aparecimento da santa, que como conta a história, foi encontrada por pescadores, no Rio Paraíba, no Estado de São Paulo. Em entrevista ao Portal Adesso, o Frei Jadir Segala, da Paróquia São Pedro de Garibaldi, explica como a santa tornou-se a padroeira do país:

     “Nossa Senhora de Aparecida não é uma aparição, ela é um momento de encontro. Ela apareceu em uma época difícil, para trazer uma mensagem muito forte com relação a escravidão. Ela simboliza a mãe de todos, inclusive dos negros”, afirma.

     Após sua aparição, a santa ganhou tamanha popularidade e devoção, que a Igreja faz da mesma a padroeira do país. Atualmente, de acordo com Frei, a santa representa para os católicos uma guia em suas vidas. Para ele, os católicos encontram na imagem tranquilidade e força.

     Já em nível nacional, o Frei acredita que seu papel seja mais amplo:

     “No Brasil, como padroeira, ela tem uma missão forte. Do jeito que estamos vivendo hoje, com o país em questionamento, com a verdade sendo questionada, onde a honestidade não é mais trabalhada entre as pessoas, onde há muita gente passando fome, muitas crianças abandonadas, idosos vivendo à margem da sociedade, ela tem uma missão muito forte”, afirma.

     Até hoje, ninguém sabe onde a imagem surgiu. No Brasil, a santa apareceu com características negras, no México, com traços indígenas. Sendo assim, para os católicos, a santa surge em momentos críticos, quando a sociedade precisa de uma guia.

     Em Garibaldi, as festas em homenagem à Nossa Senhora de Aparecida iniciarão neste domingo (15), no bairro Cairú, no sábado (21), haverá uma celebração no bairro Fenachamp.

 

 

MAIS NOTÍCIAS