Saúde

Cuidados com clínicas de vacinação particulares redobrados

17/02/2018
Portal Adesso - Foto: Olá Serra Gaúcha

     A busca por vacinas tem crescido nos últimos meses, não apenas no Sistema Único de Saúde – SUS, mas também em clínicas particulares. Com isso, a população deve ficar atenta com alguns cuidados, que podem ajudar a identificar locais inadequados ou falsas clínicas.

     O PORTAL ADESSO conversou nesta sexta-feira (16), com Miriam Tecchio, gerente de uma clínica de vacinação, em Bento Gonçalves, para saber como identificar um local seguro e confiável.

     De acordo com Miriam, para que uma clínica opere regularmente, é necessário um registro junto ao Conselho Regional de Medicina, com a assinatura de um médico responsável, além do alvará da Vigilância Sanitária e um registro junto a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde.

     Alguns destes documentos ficam expostos ao público, sendo possível observar datas. Além disso, alguns cuidados básicos, devem ser observados atentamente.

     Seringas sempre devem ser retiradas de embalagens lacradas, o local deve ser limpo, os líquidos injetáveis devem estar guardados em local adequado, além de estarem lacrados.

     Em caso de dúvidas, o cliente pode pedir para ver a caixa das vacinas, o fabricante e também o prazo de validade do produto. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS