Geral

Hotel Mosteiro apresenta memorial das Irmãs de São José

05/06/2018
Portal Adesso - Fotos: Alexandra Ungaratto/Prefeitura de Garibaldi
Anterior Próximo

 

     Garibaldi possui mais um atrativo voltado ao turismo religioso. O Hotel Mosteiro São José desenvolveu um memorial que narra a história da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. A história tem início em 1610, na França, e segue até 2016, em Garibaldi.

     A visita, guiada pela Irmã Eulália Antoniazzi, apresenta pontos fundamentais do desenvolvimento da Congregação e sua importância, principalmente atuando na saúde e na educação de comunidades necessitadas. O memorial foi desenvolvido de março a novembro de 2017, com a coordenação da arquiteta Maria Beatriz Medeiros Kother – que atua principalmente com restauração e patrimônio histórico.

     No dia 23 de dezembro de 1898 a congregação chegou a Garibaldi com as primeiras quatro irmãs de São José. De acordo com Irmã Eulália, as religiosas foram recebidas “como um presente de Natal”. No Brasil, são atualmente seis núcleos, com a sede da Congregação brasileira em Curitiba.

     No museu, são mais de três mil peças. O acervo é composto de objetos sacros, trazidos da França pelas primeiras irmãs, de utensílios de ensino, desde canetas até máquinas de datilografia, instrumentos musicais e as vestes que durante muito tempo foram utilizadas pelas religiosas. Para explicar a história de forma mais lúdica, o espaço conta ainda com um mural em forma de HQ.

     As visitas são guiadas e os grupos necessitam agendar a participação pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3462 1703. O acesso é pelo Hotel Mosteiro São José, localizado na Rua Buarque de Macedo, 3590.


O Hotel Mosteiro

     Sobre o nome atual do estabelecimento “Hotel Mosteiro São José”, Irmã Eulália explica que, em 1972, o prédio da antiga Escola São José e casa de formação religiosa passou a ter um novo objetivo: acolher pessoas – em sua maioria jovens estudantes que buscavam uma opção mais simples – para passar a noite. O nome foi dado pelos próprios hóspedes da época.

     Irmã Eulália lembra que desta forma o local nunca foi, de fato, um mosteiro. O hotel oferece um ambiente silencioso, junto à natureza, salão para convenções, café da manhã, uma ampla capela em estilo gótico e fica situado em um ponto elevado da cidade. Mais informações podem ser encontradas em: www.hotelmosteirosaojose.com.br.

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS