Geral

Vinhos de produtor artesanal de Garibaldi estão bloqueados há um ano

21/06/2018
Portal Adesso - Foto: Arquivo Portal Adesso

     Burocracias no processo de legalização estão prejudicando o fabricante artesanal. Até o momento não há previsão de quando os vinhos serão liberados.

     Um ano após ter seus vinhos apreendidos pela Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, o produtor artesanal Eduardo Zenker segue enfrentando dificuldades para legalizar seu trabalho.

     Em entrevista ao PORTAL ADESSO, Zenker contou que na última semana, a Emater de Carlos Barbosa este em sua residência no interior do município. O próximo passo será o cadastramento no Programa Estadual de Agroindústria Familiar – PEAF. Com isso, o produtor poderá reformar o prédio que abrigará a vinícola.

Apesar dos obstáculos que vem encarando, o produtor conta que o ocorrido serviu de inspiração para um livro, que está em fase final e deverá ser lançado em breve. Com colaboração da esposa, a obra irá abordar o projeto Arte na Vinha, que trata da produção artesanal dos vinhos.

 

Relembre o caso

     O caso ocorreu em 7 de junho de 2017, quando o produtor foi alvo de uma denúncia. Com isso, todos os vinhos produzidos na garagem de sua casa, foram apreendidos. Na época, a Secretária da Agricultura e Meio Ambiente, afirmou ter encontrado irregularidades sanitárias no local.

     O que agravou a situação de Zenker, foi que o mesmo não dispunha de alguns documentos que regularizavam sua produção. O produtor ficou conhecido nacionalmente após uma reportagem do canal Mais Globosat.

 

 

MAIS NOTÍCIAS