Saúde

Bento Gonçalves: Cuidado com os dentes inicia desde cedo

02/12/2013
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

     Os cuidados para ter um sorriso bonito devem iniciar ainda na infância. Uma escovação correta e a aplicação periódica de flúor são fundamentais para evitar o aparecimento de cáries, por exemplo. O ambiente escolar é o local ideal para propagar ações de promoção de saúde bucal. É pensando nisso que o Setor de Saúde Bucal, da Secretaria Municipal de Saúde, a cada ano intensifica suas ações, conscientizando desde cedo sobre a importância do cuidado com os dentes.

     Nesta está sendo realizada a última aplicação de flúor nas escolas do município, dentro da campanha "Cuidado com a sua boca", voltada para os estudantes do Ensino Fundamental. As ações de conscientização também abrangem os pequenos que frequentam as Escolas Municipais Infantis (EMIs), por meio da campanha "Dentinho sadio, sorriso legal". "O objetivo destas campanhas é diminuir o índice de cárie em Bento Gonçalves e outras doenças odontológicas ampliando o conhecimento dos estudantes em relação à saúde bucal", explica o coordenador do Setor de Saúde Bucal, Fernando Pinto de Souza.

     Em ambos os programas, as atividades são supervisionada por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal, ocorrendo a renovação da campanha automaticamente a cada ano letivo. Além das ações voltadas para os alunos, há também palestras para pais ou responsáveis e equipes diretivas contando com o apoio dos professores.

Cuidado com a sua boca


     A campanha, criada em 1985, é desenvolvida durante o calendário letivo em 38 escolas do município, totalizando 6.039 crianças de Ensino Fundamental. O trabalho consiste na aplicação tópica de flúor uma vez ao mês com acompanhamento dos profissionais. No início de cada ano, as escolas recebem escovas dentais infantis e adultas e cremes dentais. Durante o ano são realizadas palestras e evidenciação de placa bacteriana, com brincadeiras e jogos. Em levantamento realizado no ano de 2011, de 21.662 atendimentos de crianças de seis a 12 anos realizados pelo SUS, somente 14 crianças tiveram extrações do primeiro molar permanente, representando 0,06% do total.

Dentinho sadio, sorriso legal


     Criada em 1995, a campanha voltada para a educação infantil atende 18 escolas do município, totalizando 1.586 crianças. Uma vez ao mês, é realizada a escovação na escola com acompanhamento dos profissionais. No início de cada ano cada escola recebe escovas dentais infantis, gaze cirúrgica e luvas cirúrgicas. Durante o ano são realizadas palestras com brincadeiras, jogos e filmes.Em levantamento do índice de Cariados, Extraídos e Obturados (CEO) realizado no ano de 2012, de 1.520 crianças examinadas nas EMIs, apenas 81 crianças possuíam cárie, representando 5% do total.

MAIS NOTÍCIAS