Geral

Bento Gonçalves: SAMU divulga balanço de atendimentos

09/12/2013
Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves

     A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana o relatório mensal do número de atendimentos prestados em novembro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O serviço atuou em 99 casos com a Unidade Avançada e em 157 com a Unidade Básica.

     O Samu atua nas emergências na área de saúde, ajudando a organizar a prestação de socorro à população na rede pública e pode ser acionado gratuitamente pelo telefone 192. Ao ligar para o serviço, deve ser informado o estado de saúde da vítima, o endereço e em caso de acidentes que envolvem mais de um ferido, o número de vítimas que necessitam de atendimento.O atendimento é prestado por duas viaturas - básica e avançada - selecionadas de acordo com a emergência a ser atendida.

     Além das duas ambulâncias do SAMU, o serviço conta com uma UTI móvel da Secretaria Municipal de Saúde que auxilia nos atendimentos quando necessário. Todos os integrantes das equipes foram capacitados pelo Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU Metropolitano através do curso Introdutório ao SAMU. A equipe da Unidade Avançada conta com oito médicos, cinco enfermeiros e cinco condutores. Na Unidade Básica são cinco técnicos de enfermagem e quatro condutores.


Quando chamar o SAMU

Nas urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população, como:-ocorrências cardio-respiratórias;
-casos de intoxicações e queimaduras graves;
-ocorrências de maus-tratos;
-trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto;
-crises hipertensivas e casos de tentativa de suicídio;
-quando houver acidentes com vítimas;

 

MAIS NOTÍCIAS