Geral

Avaliação Nacional de Vinhos vai ser realizada neste sábado

28/09/2018
Portal Adesso - Foto: divulgação

 

     Em paralelo a Wine South America, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) realiza neste sábado, 29, a 26ª Avaliação Nacional de Vinhos, maior degustação de vinhos de uma safra do mundo, no Pavilhão E da Fundaparque.

     O evento segue um ritual de degustação. Todas as amostras serão degustadas às cegas e cada um dos 16 comentaristas apresenta a sua avaliação do vinho. O grupo, formado por enólogos, sommeliers, jornalistas e médico terá a missão de compartilhar com um público de cerca de mil apreciadores suas impressões sobre a Safra 2018.

     As observações, quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo degustador convidado, poderão ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. O resultado, estabelecido a partir de um regulamento que segue normas internacionais, será anunciado no evento que reúne enólogos, sommeliers, diretores de vinícolas, lideranças do setor, importadores, jornalistas, enfim, enófilos do Brasil e do exterior.

 

Etapa por etapa

O evento começou ainda em junho, com a inscrição das amostras pelas vinícolas. No mês seguinte, técnicos da ABE e da Embrapa Uva e Vinho, percorreram o Brasil para coletar os vinhos diretamente dos tanques de aço inox. Amostras recolhidas, a terceira etapa foi degustar e avaliar cada vinho.

     O resultado será divulgado no dia 29 de setembro, quando será anunciada a relação dos 30% mais representativos, diante das 344 inscritas por 49 vinícolas de seis estados brasileiros.

     Pela primeira vez na história da Avaliação Nacional de Vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) – entidade máxima do mundo vitivinícola com sede em Paris -, estará presente no evento com sua presidência. A brasileira Regina Vanderlinde, que assumiu a instituição no início de julho, integrará o painel de comentaristas.

 

Comentaristas

Carlos Abarzúa – Enólogo do Ano 2017 - Brasil

Carlos Cabral de Mello – Consultor de Vinhos - Brasil

Carolina Bahia – Jornalista - Brasil

Caroline Dani – Biomédica - Brasil

Celso Masson – Jornalista - Brasil

Cristiano Melles – Presidente da ANR Brasil – Brasil

Dirceu Vianna Jr. – Master of Wine - Inglaterra

Edsandro Arruda – Sommelier – Brasil

Francine Dion – Diretora do Séléctions Mondiales - Canadá

Johnny Mazzilli – Jornalista - Brasil

Lúcia Bailetti – Enóloga – Itália

Nicholas Corfe – Importador Go Brazil – Reino Unido

Otávio Berwanger – Médico Cardiologista - Brasil

Pablo Ugarte – Diretor do Catador Awards - Chile

Regina Vanderlinde – Presidente da OIV – Brasil

Sorteado entre o público

 

MAIS NOTÍCIAS