Turismo e Gastronomia

Como escolher espumantes para as ceias de final de ano

19/12/2018
Portal Adesso - Foto: Cassius André Fanti/divulgação

    Truques simples garantem harmonização dos pratos e diversão dos convidados. A escolha do espumante é bastante pessoal, mas algumas orientações básicas podem auxiliar na compra da bebida para tornar o momento mais especial.

    Na ceia completa de Natal, com ave, carne suína, panetone e complementos, existem sabores e texturas bastante diferentes. A dica, portanto, é escolher um espumante que consiga harmonizar com todos os pratos, como o Garibaldi Prosecco (bebida leve e delicada). Já se a ideia é degustar um panetone com chocolate (chocotone), vale apostar na harmonização com o espumante Garibaldi Moscatel, que consegue equilibrar muito bem o paladar.

     “É muito importante mesclar estilos de espumante, dessa forma se atinge maior número de paladares. Normalmente, opta-se por espumantes mais leves, assim é possível agradar desde quem está iniciando no mundo do vinho até quem já tem mais conhecimento”, enfatiza o enólogo Ricardo Morari.

     “De modo geral, os espumantes brasileiros são versáteis – sejam Brut, Moscatel ou Demi-Sec, especialmente quando elaborados pelo método Charmat, que se caracteriza pela leveza e facilidade de consumo”, completa o gerente de marketing da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Maiquel Vignatti.


 

 

MAIS NOTÍCIAS