Geral

Família de Valentín necessita de apoio

Menino que mora em Garibaldi, precisa captar recursos para custear tratamento de doença rara em São Paulo
28/03/2019
Portal Adesso - Foto: Daniel Carniel/Portal Adesso

     Um menino, morador de Garibaldi, que ama o futebol e sua família, está encarando uma doença rara. O que poderia ser motivo de desesperança serviu para unir toda uma cidade em torno da cura. Diagnosticado com Artrite Reumatóide Juvenil, Valentín Alzeibar Cantti, 12 anos, está mobilizando a comunidade de Garibaldi em torno de uma causa nobre. Uma campanha está sendo relizada para captar os R$ 20mil necessários para custear seu tratamento em São Paulo. Devido à inflamação, o menino desenvolveu glaucoma, e se não for tratado corre o risco de ficar cego.

     Jonny Alzeibar, pai de Valentín, esteve com ele e com o irmão Felipe, 7 anos, no programa Esporte Clube Uno, da Web Rádio Uno e Adesso TV. Os dois meninos têm uma paixão em comum: o futebol. Uruguaios como o pai, são fãs do futebol do conterrâneo Nico López, do Internacional de Porto Alegre. Se aqui combinam na escolha, no Uruguai são rivais: Valentín torce para o Peñarol e Felipe para o Nacional.

     A doença obrigou Valentín a, momentaneamente, deixar de lado o futebol, que pratica. Ele e o irmão acalentam o sonho de se tornarem jogadores profissionais. Felipe, o mais novo, passou em testes no Corinthians, em São Paulo. Mas deve optar pelo Internacional, que também abriu suas portas, rendendo-se ao jogo do menino. “Ele disse que quer ser jogador profissional para ajudar o irmão”, conta, emocionado, o pai Jonny.

     Como o tratamento depende de deslocamento e tem um custo elevado, surgiu a ideia de uma vaquinha virtual, através do site www.vakinha.com.br, com o título “Todos por Valentim”. Diversas pessoas e associações também estão se engajando no projeto, promovendo jantares e rifas para captar recursos.

     Jonny agradece a ajuda e o envolvimento de toda a comunidade, que abraçou a causa. E acredita que tudo já deu certo. Tanto Valentín quanto Felipe olham o pai, um guerreiro que não mede esforços pelos dois meninos. E o definem em uma frase: “É o melhor pai do mundo”.

Para ajudar

     Além da Vaquinha virtual, quem quiser colaborar com o tratamento do garoto pode depositar qualquer quantia no Banco do Brasil, conta 35.095-8, agência 0465-0, em nome de Valéria Natália Cantti Gutierrez, mãe de Valentín. Contatos podem ser feitos através dos telefones  (54) 996911403 (Jonny) e (54) 997050746 (Valéria).

MAIS NOTÍCIAS