Política

Prefeito de Farroupilha retira candidatura à presidente da Famurs

Eleições da entidade que tem como atual presidente o prefeito Antônio Cettolin ocorre no próximo dia 13
09/05/2019
Portal Adesso - Foto: Luiz Carlos Muller/Spaço FM

     O prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves (PDT), retirou seu nome como candidato à presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Conforme o prefeito, a entidade deve passar por uma reestruturação na forma de resolver os problemas dos municípios com relação ao estado e à federação e que esse foi o tom de seu discurso junto aos candidatos numa reunião do partido. "Cumpri minha missão de provocar uma discussão dentro do partido sobre a verdadeira vocação da Famurs”, declarou.

     Claiton apoiará o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Ametoy, que segundo ele, trata-se de um gestor jovem, empreendedor, conhecedor do direito e que tem uma capacidade muito grande de produzir trabalho na administração pública.

     Pelo sistema vigente, os quatro partidos que elegem o maior número de prefeitos nas eleições municipais dividem os quatro anos seguintes de gestão. Cabe às legendas fazerem as eleições internas para a definição do indicado. Apenas os prefeitos e vices eleitos de cada partido estão aptos a votar. Para o ciclo 2019/2020, 156 pedetistas poderão votar no próximo dia 13 de maio, de forma online.

     Após uma mudança no estatuto da Famurs, o rodízio, a partir do ano que vem, passa a ser aplicado entre os três partidos com maior número de eleitos, com um quarto ano de escolha livre. Do primeiro ao terceiro ano, cada legenda pode indicar de três a dez nomes. Além disso, todos os 497 prefeitos terão direito a voto. No quarto ano, todos os prefeitos eleitos poderão se candidatar, exceto se pertencerem aos partidos que já compuseram o rodízio.

    O novo sistema passa a vigorar a partir da legislatura de 2021. A Famurs também vai reduzir em 15 dias o período de cada gestão, a fim de antecipar a posse dos mandatários de julho para março. Seguindo o atual regimento, a Famurs foi comandada, em 2017, pelo prefeito de Rio dos Índios, Salmo Dias de Oliveira (PP), sucedido pelo prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin (MDB), em 2018. Em 2019, é a vez do PDT e, em 2020, a do PT.


Veja os seis indicados pelos trabalhistas para presidência da Famurs:


Prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy


Prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves


Prefeito de Gentil, Alcemir Dalmagro


Prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire


Prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli


Prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni


MAIS NOTÍCIAS