Política

Mudança na Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves

Tenente-Coronel José Paulo Marinho se afastou da pasta por motivos pessoais
27/05/2019
Portal Adesso - Foto: Marina Teles/Prefeitura de Bento Gonçalves

     Em encontro com a imprensa na última sexta-feira (24) foi anunciado o afastamento por motivos de saúde, do secretário de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho. O Secretário esteve à frente da pasta desde que a mesma foi criada, em 2017. Conforme os dados apresentados pelo Secretário, os índices de criminalidade diminuíram no Município. Comparado com o mesmo período do ano passado, os homicídios diminuíram 43,48%, furtos e arrombamentos 58,42% e roubo a pedestres 46,38%.

     Os 20 agentes da Guarda Civil estão em fase final de formação, o estágio está programado para iniciar durante as festividades de Santo Antonio. Entre os principais projetos em que o Secretário Marinho esteve à frente estão à concretização do novo Presídio de Bento Gonçalves, a criação e formação da Guarda Civil Municipal, Cercamento Eletrônico, Centro Integrado de Operações, Modernização da Área Azul, além de R$ 1,3 milhões em verbas captadas pelo município junto a parlamentares do Senado e Deputados para investimento direto em segurança pública. Ao todo, o Município recebeu 31 coletes a prova de balas; seis Viaturas SUV; sete Fuzis Cal 5.56mm e 14 Câmeras de vídeo monitoramento.

     “Agradeço pela confiança depositada em mim, mas os meus 32 anos de Brigada estão sendo cobrados agora. Eu devo a minha família, e eu tenho que parar para cuidar da minha saúde. O Presídio está sendo entregue, a Guarda está em fase final de formação. Me sinto feliz e agradecido pela oportunidade. Agora chegou a hora de cuidar da minha saúde”, enfatiza o secretário, tenente-Coronel José Paulo Marinho. Durante o encontro com a imprensa, o prefeito Guilherme Pasin enalteceu o trabalho do tenente-coronel Marinho. “Aproveito publicamente por lealdade e gratidão agradecer por tudo que o Secretário Marinho trabalhou e cooperou com o Município de Bento Gonçalves e prestou de serviços de forma ilimitada. Resultado disso, é a concretização de vários projetos na área da Segurança Pública”, ressalta.

    Na ocasião foi anunciado pelo prefeito Pasin, o novo secretário, capitão Diego Caetano de Souza, que aceitou o convite para comandar a pasta, e deverá assumir assim que concluírem os trâmites de cedência, junto ao Governo do Estado. Souza tem 37 anos e é natural de São Leopoldo. Formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, também freqüentou o Curso Superior de Polícia Militar; Especialização em Perícia Criminal e Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal. Ingressou na Brigada Militar em 2012, e atualmente exerce o cargo de Capitão da Polícia Militar na Unidade da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas.

     “Quero agradecer ao convite e a confiança depositada em mim. Sempre estivemos junto ao Coronel Marinho acompanhando todos os desafios, e Bento é um exemplo de um bom trabalho que é desenvolvido. Assim que os trâmites estiverem concluídos, estarei à disposição para trabalhar junto a Administração em prol da Segurança Pública e dar continuidade ao excelente trabalho desenvolvido pelo Secretário”, destacou capitão Caetano.

MAIS NOTÍCIAS