Saúde

Carlos Barbosa registra altos índices de falta em consultas médicas

Até esta segunda-feira (24), estavam agendadas 21.399 consultas, cerca de 2.455 pessoas não compareceram
26/06/2019
Portal Adesso - Foto: Arquivo

     A prefeitura de Carlos Barbosa detectou um número significativo de faltas em consultas pré-agendadas pela Secretaria da Saúde. O índice elevado prejudica outros pacientes que estão em filas de espera pelo mesmo serviço. 

     Segundo dados da Secretaria de Saúde, no período de janeiro até esta segunda-feira, 24, foi constatado que de 21.399 agendamentos em consultas com Clínico Geral, Pediatria e serviços do CEMAPS, cerca de 2.455 pessoas não compareceram, o que representa a 11,47%. Já, na Clínica das Especialidades, ocorreram 2.333 agendamentos e 148 faltas correspondendo a 6,3%. Na Clínica da Visão, foram constatadas 64 faltas em 769 consultas pré-agendadas, o que equivale a 8,3%.

     O não comparecimento compromete a capacidade de agendamentos de consultas, o que dificulta o acesso de outros usuários ao sistema de saúde. Além disso, causa aumento do prazo de espera para atendimento e ainda acarreta o desperdício de recursos, uma vez que o serviço é pago pelo município mesmo quando o usuário não comparece.

     Segundo a secretária de saúde de Carlos Barbosa, Letícia Lusani, “mais do prejudicar os atendimentos, as faltas injustificadas de pacientes, compromete a eficiência do serviço, ou seja, o prejuízo afeta a todos os usuários do Sistema de Saúde”.


MAIS NOTÍCIAS