Turismo e Gastronomia

Vale dos Vinhedos atinge 255 mil visitantes no primeiro semestre

Dados levantados pela Aprovale mostram um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2018
20/08/2019
Portal Adesso - Foto: Gilmar Gomes / Aprovale

     O Vale dos Vinhedos, rota pioneira em enoturismo e destaque pela elaboração de vinhos finos no Brasil, encerrou o primeiro semestre de 2019 com a contabilização de 255 mil visitantes atendidos. Os dados levantados pela Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, mostram um aumento de 23% em relação ao mesmo período de 2018. Somente no mês de julho, considerado de alta temporada de turismo, o roteiro atingiu 62 mil visitantes, número inédito se comparado ao mesmo período de anos anteriores. Julho de 2019 superou em 25% o mesmo período de 2018. Até então o mês de julho mais movimentado no Vale dos Vinhedos foi o de 2016, quando a rota atingiu 60 mil visitantes.

     O levantamento do número de turistas na rota Vale dos Vinhedos acontece desde 2001, em pontos estratégicos e por amostragem. Segundo Naiára Martini, Turismóloga da Aprovale responsável pelo controle dos dados coletados na rota, isso proporciona uma referência em percentual quanto à baixa e ao aumento do número de visitantes ano a ano. “O Vale dos Vinhedos é um território amplo, com muitas vias e acessos, o que inviabiliza a contabilização exata de dados. Porém, a amostragem nos oferece uma referência em percentual que nos direciona e oferece um termômetro quanto à sazonalidade. Além dos dados coletados e contabilizados, outros empreendimentos da rota são consultados como comparativo, o que atesta a fidelidade do quadro que conseguimos desenhar em termos de medição de fluxo”.

     A Aprovale ainda possui um Centro de Atendimento ao Turista em sua sede, onde é rastreado o perfil deste visitante: cidade de origem, características dos grupos que visitam, tempo de permanência na região, veículo utilizado no passeio e motivações para a visita. Em 2019 o perfil se mantém ao dos anos anteriores: casais sem filhos e famílias em sua maioria, que visitam a região de carro. A maioria destes visitantes é do Rio Grande do Sul, seguido pelos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. A principal motivação: vinhos, visitas às vinícolas e gastronomia.

     A expectativa para o ano de 2019 é a superação do fluxo de visitantes contabilizado em 2018, que foi de 405 mil visitantes.

MAIS NOTÍCIAS