Saúde

Banco de Sangue realiza campanha de doação em Carlos Barbosa

Primeira campanha acontecerá no dia 01 de Junho, das 9h às 16h, no Salão Paroquial
30/05/2021
Portal Adesso - Foto: Divulgação

     Os municípios estão retomando, progressivamente, as cirurgias eletivas, porém, o Banco de Sangue de Caxias do Sul, registrou nos últimos dias, uma queda de 90% nos estoques de sangue, considerando o mínimo necessário para realizar um atendimento seguro aos pacientes.

     Diante deste cenário, o Banco de Sangue em parceria com a Associação Comércio e Indústria e Serviços de Carlos Barbosa (ACI), está organizando uma campanha de doação de sangue e plasma convalescente para os moradores do município onde, a Administração Municipal de Carlos Barbosa também está auxiliando na divulgação.

     A ação está sendo promovida pela ACI, Paróquia Mãe de Deus, que se disponibilizou a ceder o espaço de forma gratuita para esta primeira campanha e pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Carlos Barbosa que será responsável pelo acompanhamento dos doadores. Lembrando que, esta é uma campanha da ACI Social, criada para aproximar a associação às entidades sociais do município e região.

     Mais de 50% das vagas já foram preenchidas e quando for completada a lista das 90 vagas disponíveis, será feita uma lista de espera. Também será definida, de acordo com o número de interessados, a frequência que a campanha ocorrerá.

     Lembrando que, tanto o Banco de Sangue como o Hemocentro de Caxias do Sul, estão precisando das doações e é importante que haja uma frequência de doadores disponíveis.

Todos que desejarem ser doadores de sangue, devem:

     - Estar bem de saúde;

     - Pesar mais de 50Kg;

     - Dormir, ao menos, seis horas na noite anterior à doação;

     - Não estar em jejum;

     - Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;

     - Não ingerir bebidas alcólicas nas 12 horas que antecedem a doação

     - Não fumar, ao menos, duas horas antes da doação;

     - Tatuagem e micropigmentação impedem a doação de sangue por 12 meses.


MAIS NOTÍCIAS