Turismo e Gastronomia

Veraneio da Vindima abre a programação do ano em Garibaldi

O objetivo do Veraneio da Vindima é ampliar o fluxo de turistas nas regiões enoturísticas e valorizar a estação
17/12/2019
Portal Adesso - Foto: Priscila Pilletti / Prefeitura de Garibaldi

     De janeiro a março, a região se concentra na colheita das uvas. A paisagem do interior de Garibaldi muda significativamente respirando novos aromas e sabores. A abertura oficial do Veraneio da Vindima será realizada na Osteria Della Colombina (Estrada do Sabor), no interior do município, no dia 17 de janeiro, a partir das 17h. Comunidade e turistas estão convidados a participar.

     O objetivo do Veraneio da Vindima é ampliar o fluxo de turistas nas regiões enoturísticas e valorizar a estação, além de proporcionar, para a comunidade local e turistas, atividades e experiências diferenciadas no período.  O nome é inspirado no movimento turístico ocorrido nas décadas de 40 e 50, quando os turistas do Estado, especialmente de Porto Alegre, vinham para a Serra, em detrimento do litoral, pelo clima ameno e saudável.

     O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, destaca que a Vindima é a consagração do trabalho de um ano inteiro dos nossos agricultores, cultivando as uvas, para que tenham qualidade para produzir excelentes produtos. "Tudo inicia no parreiral, no cuidado com as vinhas, na colheita, para após, com muito esmero as vinícolas realizarem o processo de elaboração dos produtos. Se hoje somos a Capital do Espumante, é  por que esta cadeia esta qualificada e comprometida com o trabalho”, afirma Salvi.

     O evento será aberto à comunidade e visitantes. Os participantes poderão realizar a colheita e a pisa de uva, além de confraternizar e se deliciar com pães, salames, copas, queijos, grostoli, sfregolá, brusquetas, polenta sapecada e bebidas como sucos de uva, vinhos e espumantes. O valor é de R$ 50,00 por pessoa e os interessados devem reservar seu lugar antecipadamente na Osteria dela Colombina por meio dos fones (54) 3464 7755 e (54) 99121 1040 até o dia 13 de janeiro.

     A programação do Veraneio da Vindima contempla ofertas gastronômicas, festas locais, o Carnaval Retrô, show com a Família Lima, Desfile de encerramento da Vindima e demais atrações até o dia 19 de março. As atividades são uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, e do trade turístico local.


MAIS NOTÍCIAS